Notícias

Saiba o estilo de jogo de Fábio Matias, que comanda o Fla no início do Carioca


Saiba o estilo de jogo de Fábio Matias, que comanda o Fla no início do Carioca
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Fábio Matias será o responsável por comandar a equipe alternativa do Flamengo que irá disputar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Será o primeiro jogo do treinador comandando o profissional do Mengão. O “GE” entrevistou o profissional, que falou sobre o seu estilo de jogo, sobre dar liberdade aos atletas para usarem a criatividade em campo e explica qual o sentido da palavra intensidade dentro do futebol.

“Fábio Matias é aquele ser humano, primeiramente, que agrega muitos valores na vida pessoal. Gosto das questões de forma clara e correta. Como profissional, gosto de um futebol vistoso e prazeroso em que o atleta vai ter a liberdade dele em relação às escolhas e a forma como ele vai construir o jogo. Acho que nós treinadores temos um fator influenciador em relação à parte cognitiva, do desenvolvimento do atleta. Gosto desse futebol gostoso e prazeroso em que você consegue enxergar a equipe jogando, propondo e tendo intensidade.”

“E a gente tem que entender o que é intensidade. Intensidade não é só correr, é estar nos lugares certos ocupando os espaços certos dentro do jogo. Isso é uma característica do jogador de alto nível. Característica de infiltração, de pisar dentro da área e ter coragem para jogar. Coragem para arriscar. Uma palavra que eu parei de usar no meu termo dentro do meu trabalho é risco.”

Estilo de jogo

“Eu gosto de equipes organizadas. Você tem que olhar os quatro, cinco momentos de jogo com qualidade. Mas a questão da interpretação do jogo é do atleta, temos que estimulá-la para que saia daqui a pouco numa situação que ninguém espera. Eu estou esperando um passe entre linhas do 8 para o 11, e daqui a pouco o meu guri olha e acha o 9. É sensacional você ter atletas que matam toda a linha adversário. Isso são coisas que temos de canalizar no processo de desenvolvimento para formar melhor e para que o atleta chegue ao profissional com condições de ser realmente um ativo do clube e ser um grande jogador. O Fábio pessoa tem muitos valores pessoais. Valorizo muito algumas questões como caráter e conduta. E tem o Fábio profissional, que gosta desse tipo de jogo e desse tipo de jogador.”

Encontro com Paulo Sousa

“A gente teve um início, uma reunião e conversas em relação a questões de jogo, conceituais e sobre o que ele pensa também sobre formação, que acho importante isso. Essa experiência que ele traz do futebol europeu é muito importante para nós. Ele trabalhou em processo de base, formação e transição de base para o profissional. ”

“Nas conversas, falamos da questão principal do desenvolvimento individual do jogador, que é algo que eu, como o treinador, e o Flamengo, como clube, apostamos muito. Desenvolver individualmente o jogador em relação a táticas individuais e de grupo, a técnicas de aprimoramento para a partir daí você pensar nas questões conceituais de jogo mais macro, de jogo coletivo.”

“Se você não trabalhar as questões de tática individual como ajuste de corpo, posicionamento, leitura e lado cognitivo, automaticamente você não vai conseguir desenvolver um bom coletivo. Basicamente foi essa conversa que tivemos. E isso é importante para ajustarmos algumas questões a nível de médio e longo prazo em relação a processos de transição.”

Volta para o Sub-20 após Paulo Sousa assumir a equipe do Carioca

“Volto, a prioridade é para o sub-20 e o trabalho hoje é muito focado no sub-20 e na continuidade da categoria. Acho que é um ponto que ser frisado. Hoje estamos fazendo uma oportunização de processo dos meninos no profissional. E automaticamente a gente retorna para o sub-20 para dar continuidade. Temos um calendário muito extenso. Temos estadual no início, o calendário do Brasileiro está invertido e deve começar no primeiro semestre. Vai ser um ano pesado, e temos a vaga na Copa do Brasil, o que não tivemos no ano passado. O sub-20 é uma categoria muito importante hoje em dia. A prioridade é sub-20.”

 

 

 

 

Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.