Notícias

Rivais na Supercopa, Atlético-MG e Flamengo já fizeram seis duelos mata-mata; veja a lista


Atlético-MG e Flamengo vão decidir a Supercopa neste domingo, às 16h (de Brasília), em Cuiabá, mas já protagonizaram outros seis duelos eliminatórios na história. Os rubro-negros estão em vantagem, venceram quatro vezes. A Arena Pantanal será o palco de mais um confronto de uma rivalidade que se acentuou na década de 80.


+ Atlético-MG x Flamengo: CBF inicia venda de ingressos para Supercopa; veja detalhes

Atlético-MG e Flamengo vão fazer a segunda final da história dos clubes — Foto: Ge
1 de 2 Atlético-MG e Flamengo vão fazer a segunda final da história dos clubes — Foto: Ge

Atlético-MG e Flamengo vão fazer a segunda final da história dos clubes — Foto: Ge

Os clubes estiveram frente a frente na final (a única) do Brasileiro de 1980, em jogo eliminatório da Libertadores de 81, Brasileiro de 86, Copa União de 87 e Copas do Brasil de 2006 e 2014.


+ Hulk reforça sede de títulos pelo Atlético-MG e mira Supercopa: “Não podemos perder ambição”


+ Bruno Henrique volta bem ao Flamengo e vira reforço importante para a Supercopa

Com elencos estrelados após o investimento milionário na contratação de jogadores, Flamengo e Atlético estão na primeira prateleira do atual futebol brasileiro. Nos últimos dez duelos, uma ligeira vantagem atleticana: cinco vitórias, um empate e quatro vitórias do Flamengo.

– Em todas as vezes que o Flamengo eliminou o Atlético em um mata-mata, terminou campeão da competição.

– Na histórico do confronto, os clubes nunca chegaram na disputa de pênaltis.

Os duelos eliminatórios entre os clubes:


Brasileiro 1980: na única final, título do Flamengo

Flamengo e Galo disputaram a final do Brasileiro de 1980. No duelo de ida, vitória atleticana por 1 a 0, no Mineirão, com gol de Reinaldo. No Maracanã com mais de 154 mil pessoas, Zico e Nunes (2) fizeram os gols rubro-negros, e Reinaldo (2) descontou no 3 a 2.

Nunes marca o terceiro do Flamengo, o do título — Foto: Acervo O Globo
2 de 2 Nunes marca o terceiro do Flamengo, o do título — Foto: Acervo O Globo

Nunes marca o terceiro do Flamengo, o do título — Foto: Acervo O Globo

Apesar do 3 a 3 no agregado, o Flamengo ganhou seu primeiro título brasileiro porque tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Zico não participou do jogo no Mineirão porque teve uma lesão muscular no jogo contra o Coritiba.

– Fiquei de repouso a semana inteira. Eu só levantava para ir ao banheiro e fazer as refeições. O enfermeiro Serginho ia lá na minha casa fazer tratamento comigo de manhã e de tarde. Aí eu fui para o jogo. Foi um partidaço. Eu não joguei o primeiro jogo, e o Rondinelli não jogou o segundo porque estava no hospital depois da cotovelada do Palhinha. Eles entraram com o Reinaldo, que tinha decidido para eles, ainda “meia-bomba”. Nossa vitória foi fantástica – afirmou Zico ao ge na ocasião dos 40 anos da conquista, em 2020.


+ Título brasileiro de 80 do Flamengo completa 40 anos: “Maior decisão da história do clube”


Libertadores 1981: o duelo que entrou para história

Flamengo e Atlético-MG caíram no mesmo grupo na primeira fase e terminaram empatados em pontos. Como só um clube avançava, foi marcada uma partida para desempate, no Serra Dourada.

Em um jogo cheio de polêmicas, o árbitro José Roberto Wright expulsou cinco jogadores atleticanos e o duelo foi encerrado aos 37 minutos do primeiro tempo por falta do número mínimo de atletas. A Conmebol confirmou a classificação do Flamengo, que seria posteriormente o campeão após vencer o Cobreloa na final.


No Brasileiro de 86, Galo se classifica

A primeira classificação do Atlético em cima do Flamengo foi nas oitavas de final do Brasileiro de 1986. Houve um empate em 1 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã, com gol de Gilmar Popoca para os donos da casa e de Batista para o Galo. Em Minas, vitória atleticana por 1 a 0, com gol de Nelinho.

O Galo tirou o rival Cruzeiro nas quartas de final com dois empates, mas foi eliminado pelo Guarani na semi com um empate e uma derrota.


Em 87, Flamengo deixa o Galo pelo caminho

Os clubes se enfrentaram nas semifinais da Copa União de 87 em mais um duelo empolgante. No Maracanã, Bebeto fez o gol da vitória rubro-negra por 1 a 0. No Mineirão, o Flamengo abriu 2 a 0 com Zico e Bebeto, mas o Galo chegou ao empate com Chiquinho e Sérgio Araújo e passou a pressionar. Em mais um gol que entrou para a história do clube, Renato Gaúcho arrancou do meio de campo, driblou o goleiro João Leite e marcou: 3 a 2.

Na final, o Flamengo venceu o Internacional e ficou com a taça.


Em 2006, duelo pelas quartas de final da Copa do Brasil

O Flamengo levou a melhor na disputa das quartas de final da Copa do Brasil de 2006. A equipe carioca encaminhou a classificação no primeiro jogo, no Maracanã, ao vencer por 4 a 1 – gols de Renato Abreu (2), Obina e Jônatas; Marinho descontou para os atleticanos.

No Mineirão, empate em 0 a 0. Na semi, o Flamengo eliminou o Ipatinga com um empate e uma vitória, e na final foi campeão em cima do Vasco com duas vitórias.


Em 2014, virada espetacular do Galo

A Copa do Brasil 2014 reservou mais um duelo entre os clubes, desta vez pela semifinal. O Flamengo abriu boa vantagem no Maracanã ao vencer por 2 a 0, com gols de Cáceres e Chicão. No Mineirão, Everton aumentou ainda mais a vantagem rubro-negra, mas o Galo acreditou, virou para 4 a 1 com gols de Carlos, Maicosuel, Dátolo e Luan e passou para a final.

Naquele ano histórico para o clube, o Atlético enfrentou o Cruzeiro na final e conquistou o título com duas vitórias.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.