Notícias

Responsáveis pela base do Flamengo explicam processo de desenvolvimento de jogadores


Rubro-Negro conta com o “Plano de Desenvolvimento Individual”, que abrange 46 jovens atletas


O Flamengo segue como um dos maiores formadores de atletas no futebol brasileiro, e busca fazer jus à frase de que ‘craque o Mengo faz em casa’. Mas para se manter como um dos principais clubes reveladores de talentos, o trabalho com os garotos precisa ser de excelência. Por isso, o Mais Querido conta com o projeto PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que tem como objetivo oferecer programas e atividades individualizadas para os jogadores entre 15 e 20 anos. Coordenador da ação, o ex-jogador Gilberto falou sobre o funcionamento e a importância do plano.

O PDI é uma ferramenta de gestão que tem o objetivo de promover cada vez mais a melhoria dos nossos atletas, tanto dentro quanto fora de campo. Dentro dos nossos quatro pilares fundamentais de atuação, são realizadas atividades para que nossos jovens possam se desenvolver da melhor forma possível, dentro das mais variadas áreas. As ações também fazem parte do processo de formação continuada de nossos profissionais. É um projeto muito interessante dentro do caderno metodológico do clube, visando sempre a melhoria e a futura projeção desses atletas para o mercado do futebol, tanto nacional quanto internacional — disse.


Camisas do Flamengo, acessórios e muito mais: compre e ganhe brindes na melhor loja online do Mengão!


Mais do que os títulos, o principal objetivo a ser alcançado por uma equipe que tem sucesso com as categorias inferiores é trabalhar todos os aspectos que permeiam a formação e desenvolvimento do jovem. O PDI atende 46 atletas no Rubro-Negro, e o Coordenador Científico do Departamento de Futebol do clube, Fabiano Médici, que inclusive supervisiona o trabalho de integração entre todas as áreas ligadas ao projeto, também falou sobre a importância dessa atividade.

Entendemos que uma base forte começa por um processo de treinamento e preparação fortes. Dentro desse contexto, acho que o PDI é o grande “jump” do nosso Departamento de Futebol de Base. Através dele, você identifica o que está sendo negativo no atleta, seja em qual valência for, faz as análises de acordo com a área em questão e corrige. Dessa forma, o desenvolvimento individual do atleta acaba enfatizando o desenvolvimento coletivo da equipe, pois você torna o atleta pleno e a equipe plena. A importância disso é fundamental, e reforçada por nossos resultados dentro de campo ao longo da temporada — afirmou.

Link da matéria

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.