
As Séries A e B do
Brasileirão de 2022
estão prestes a começar, e são novos campeonatos em que as jovens promessas dos clubes podem mostrar serviço. A
Copinha
, maior competição de base do Brasil, serviu para muitos deles receberem um voto de confiança e serem promovidos ao elenco principal, e agora terão a oportunidade de dar o retorno que deles é esperado.
De Giovani, do Palmeiras, a Pablo Maia, do São Paulo, o
UOL Esporte
lista abaixo os atletas que disputaram a Copa São Paulo de
Futebol
Junior deste ano e farão parte do elenco principal do seu time na sequência da temporada. Confira os nomes:
ATLÉTICO-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG
O meia
Rubens
foi o único jogador que disputou a Copinha e acabou integrado ao elenco profissional, logo após a participação do Galo no torneio de base. No Mineiro, disputou três partidas e deu uma assistência para gol.
BOTAFOGO
Imagem: Vitor Silva / Botafogo
O caso do Botafogo ainda é uma incógnita por causa do novo comando do clube, mas
Raí
, de 19 anos, foi promovido após a Copinha e já está integrando o elenco profissional. Fez nove jogos no Carioca e marcou um gol.
CORINTHIANS
Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Timão tem dois nomes em vista. Um deles é o zagueiro Robert Renan, nascido em 2003 e recentemente convocado para a seleção brasileira sub-19. Ele costuma ser chamado pelo técnico Vítor Pereira para os treinamentos com o elenco profissional, mas ainda não foi oficialmente promovido ao time de cima. Porém, foi relacionado em alguns jogos do Paulistão.
O outro nome é
Guilherme Biro
, meia. Canhoto habilidoso e de boa capacidade de armação no meio de campo, o jogador completará 18 anos em 20 de abril e já vem sendo observado de muito perto pela comissão técnica de Vítor Pereira. Assim como Robert Renan, deve ser oficialmente promovido ao longo desta temporada.
CRUZEIRO
Imagem: Fernando Moreno/AGIF
No clube celeste, Vitor Roque estava no grupo da Copinha, mas já tinha atuado no profissional no ano passado. O jovem de 17 anos já tem seis gols na temporada é o xodó de Ronaldo, e uma das principais promessas das categorias de base do
Cruzeiro
. Já o meia-atacante
Daniel Junior
foi lançado por Paulo Pezzolano, marcou dois gols no Mineiro e se destacou nas partidas que entrou com muita movimentação.
FLAMENGO
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo
É muito pouco provável que jovens que tenham participaram da campanha da última Copinha tenham algum espaço no elenco principal do Flamengo no restante da temporada. O grupo conta apenas com o goleiro Matheus Cunha e o meia
Matheus França
, jovens que integraram o elenco do Fla em alguns jogos do Carioca. França é tido como um dos maiores talentos dos últimos anos, mas ainda está em franco processo de evolução na base.
FLUMINENSE
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
O elenco do Fluminense tem, hoje, os atacantes
John Kennedy
, que já era do grupo principal, mas atuou na Copa São Paulo para ganhar “rodagem”, e Matheus Martins, apontado como joia e que já foi até utilizado por Abel Braga em 2022. No caso de John Kennedy, ele está em recuperação de uma fratura no pé direito, ocorrida durante as férias após a Copinha.
GRÊMIO
Imagem: Divulgação/Grêmio FBPA
Apenas um atleta que disputou a Copinha pelo
Grêmio
figura no elenco principal:
Lucas Kawan
, lateral direito. Ele foi promovido, mas depois de bons treinos na pré-temporada acabou perdendo espaço, fazendo com que a diretoria começasse a correr atrás de reforços experientes.
INTERNACIONAL
Imagem: Ricardo Duarte/Internacional
No Inter,
Estevão
é o único a ter sido promovido. O meia foi um dos destaques do time na Copinha, jogou a
Libertadores
sub-20 e vem crescendo nos treinos do profissional, recebendo muitos elogios nos bastidores. Deve receber minutos de jogo no Brasileirão.
PALMEIRAS
Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras
Dentre os campeões da Copinha, Giovani (atacante), Garcia (lateral direito) e
Pedro Bicalho
(volante) já foram aproveitados no time profissional e devem ganhar mais minutos no Brasileirão. O primeiro, por exemplo, foi aproveitado em três jogos do Paulistão. Os outros dois também ganharam alguns minutos. O grande destaque Endrick só pode jogar no Nacional a partir de julho, quando terá 16 anos. Mas seu aproveitamento ainda é incerto.
SANTOS
Imagem: Ivan Storti/ Santos
Três jogadores que disputaram a Copinha jogarão pelo time principal do Santos. São eles o lateral esquerdo Lucas Pires, o meia-atacante
Lucas Barbosa
e o centroavante Rwan.
Lucas Pires, de 21 anos, disputa a titularidade com Felipe Jonatan. Ele foi um dos poucos destaques do Peixe no Campeonato Paulista.
O meia-atacante Lucas Barbosa, também de 21, foi outro que aproveitou as chances no Peixe. Ele venceu a concorrência de Ângelo e virou titular na ponta pela direita, mesma função onde fez seis gols na Copinha —marcou um no Paulistão.
Por fim, o centroavante Rwan, de 20 anos, subiu e é uma opção frequente do Santos no segundo tempo. Ele já marcou um gol e briga por espaço com Marcos Leonardo, Léo Baptistão e o recém-chegado Bryan Angulo.
SÃO PAULO
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
O São Paulo encontrou no elenco da Copinha o seu ponto de equilíbrio para a temporada. O volante
Pablo Maia
assumiu o espaço deixado por Luan, que ficou fora cinco meses por uma lesão muscular, e atualmente é titular da equipe de Rogério Ceni. Ele se destacou no mata-mata com gols contra São Bernardo e Palmeiras.
Outros três nomes devem ser utilizados por Rogério Ceni ao longo da temporada. O lateral Moreira foi titular em três jogos no Paulistão e está integrado ao elenco principal são-paulino. No último, contra o Botafogo-SP, foi improvisado como volante para permitir a estreia do também lateral Nathan.
Titular da lateral direita na Copinha, Nathan ainda busca espaço no elenco profissional. Inicialmente, ele está integrado ao grupo, mas a disputa é grande, já que Rogério Ceni tem à disposição Rafinha, Igor Vinícius e Moreira para a posição.
Por último, quem luta por espaço no elenco profissional é o jovem Caio. Ele atuou por 30 minutos contra o Ituano e, desde então, não foi mais utilizado.
VASCO
Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco
O
Vasco
aproveitou destaques da Copa São Paulo imediatamente após a competição.
Figueiredo
, por exemplo, que foi artilheiro da Copinha, foi alçado novamente aos profissionais assim como o atacante Vinicius, ambos já tinham passagens pelo time de cima.
Além disso, os zagueiros Eric Pimentel e Zé Vitor, e o lateral direito JP Galvão, iniciaram o processo de transição e alternarão períodos entre o profissional e o sub-20.
E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.