Notícias

Quem é Mateus Uribe, volante alvo do Flamengo


Mateus Uribe, do Porto – Foto: Divulgação

GLOBO ESPORTE: O Flamengo está determinado a atender o pedido de Vítor Pereira e finalmente contratar um volante para o elenco. O escolhido é o colombiano Matheus Uribe, que atualmente está no Porto e livre para assinar pré-contrato. Titular absoluto, o jogador tem passagem consolidada no clube português e com dois capítulos de polêmica.

O jogador de 31 anos foi revelado pelo Deportivo Español, da Argentina, onde fez apenas quatro jogos em 2011. A Colômbia foi destino no início da carreira, e então defendeu o Envigado (2012-2014), o Tolima por uma temporada e meia, e o Atlético Nacional entre 2016 e 2017.

O América do México foi a última parada antes de chegar na Europa para defender o Porto em 2019. Está é a quarta temporada do colombiano no clube português. São 162 partidas, 13 gols marcados e seis assistências.

De 1,80m e destro, o volante acumula convocações para a seleção colombiana. A primeira aparição foi em 2017, em um amistoso contra o Brasil. Uribe disputou a Copa do Mundo 2018 e perdeu pênalti na eliminação para Inglaterra nas oitavas de final. Na ocasião, o jogador chegou a ser ameaçado de morte pelos torcedores nas redes sociais.

O episódio foi superado, e o volante foi figurinha marcada em outras convocações. Uribe atuou na Copa América em 2019 e 2021, e nas Eliminatórias, além de amistosos no período. A última convocação foi em setembro de 2022. Ao todo, são 43 jogos e cinco gols pela seleção colombiana.

Carreira no Porto e duas polêmicas
A carreira foi consolidada com a passagem pelo Porto. Os quatro anos são traduzidos em titularidade e seis títulos conquistados: Liga Portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveiras – duas conquistas de cada.

O tempo em Portugal, porém, é marcado por algumas polêmicas. Em novembro de 2019, logo no início do trabalho com o Porto, Uribe foi parar nos noticiários por conta da festa de 30 anos de Cindy Álvarez Garcia, sua esposa.

Na ocasião, a festa aconteceu na casa do colombiano durou até de madrugada e rendeu o afastamento de Uribe e outros quatro jogadores do Porto.

Em dezembro de 2022, outro capítulo, quando Uribe foi pego dirigindo com o documento colombiano, que não é válido em Portugal.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.