Notícias

Quais são as questões urgentes para Dorival resolver no Flamengo?


11/6/2022 09:30

Quais são as questões urgentes para Dorival resolver no Flamengo?

Dorival Júnior abraça Paulo Sousa durante jogo entre Ceará e Flamengo, na Arena Castelão, pelo Brasileiro 2022 (Imagem: Lucas Emanuel/AGIF)

Hoje (11), o Flamengo encara o Internacional, no Beira-Rio, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca um novo capítulo do clube carioca, que vê Dorival Júnior como o protagonista da esperança de arrumar a casa rubro-negra.

Esta é a terceira passagem do técnico no Fla e, assim como a última, ele chega coma missão de resolver problemas. Em 2018, Dorival assumiu após a saída de Mauricio Barbieri, e ficou combinado que tomaria conta da casa até o fim da temporada — a qual, inclusive, acabou como vice-campeão nacional.

LEIA TAMBÉM: Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (10/06)

Para agora, com o time ocupando a 14ª colocação do Brasileirão, uma das primeiras ações de Dorival tende a ser o extracampo. O técnico projeta reuniões com o elenco e conversas individuais com os jogadores para debater o futuro do clube. O cenário é bem similar ao de 2018, em que chegou revolucionando o vestiário, trabalhando o emocional e motivacional dos atletas.

A avaliação interna é de que a pressão nos bastidores tem refletido diretamente nos atletas e, de certa forma, influenciando o desempenho em campo. A concentração durante as partidas é questionada, visto que os jogadores demonstram abalo emocional em situações de revés. Não à toa, uma das primeiras missões do técnico é trazer de volta o foco aos atletas e uma certa blindagem ao elenco.

Jogo solto ou posicional?
O trabalho fora de campo é considerado primordial, mas não é o único. Dorival chega com a necessidade de resolver, principalmente, os problemas dentro das quatro linhas. No primeiro momento, a decisão do estilo de jogo, como reforçou o Rodrigo Coutinho, analista e colunista do UOL Esporte, em contato com a reportagem.

Coutinho detalhou que há duas opções no radar de Dorival. A primeira é o jogo solto em que os jogadores transitem —- similar ao que era com Jorge Jesus — e a segunda é seguir a linha posicional, com os jogadores sigam o espaço para dialogar entre si — esquema que já utilizou em outros clubes.

Para além do estilo de jogo, a parte defensiva será uma página considerada em branco para Dorival: “A mudança tática urgente é a parte defensiva. O Flamengo é muito permissivo sem a bola. Em alguns momentos conseguem adiantar a marcação e anular os adversários, mas são momentos espaçados. Isso tem que ser ajeitado. Precisa definir se vai marcar mais alto mantendo a organização entre os setores ou mais baixo com a área bem protegida. Dorival vai ter que agir em cima disso”, detalhou Coutinho.

Recuperando os trabalhos de Dorival, a tendência é que o técnico posicione o ataque de forma mais posicional, com os jogadores se movimentavam livremente. O Santos de 2017 é um exemplo do que se pode esperar do Flamengo daqui para frente, principalmente, por conta da presença de atletas semelhantes: Thiago Maia, Gabigol, Bruno Henrique e Gustavo Henrique.

Além do quarteto de ex-santistas, Dorival já conviveu diretamente com outros oito atletas do elenco: Santos (Athletico), Rodrigo Caio (São Paulo), Filipe Luís (Figueirense), Diego Alves, Rodinei, Willian Arão, Everton Ribeiro e Diego Ribas (Flamengo).

Com o diferencial de conhecer as peças e, mais ainda, os bastidores do clube, por conta das outras duas passagens, Dorival tem a missão de espantar fantasmas, igualar a realidade às expectativas criadas e afastar a pressão que paira no Ninho do Urubu. A primeira página da – nova – história começa a ser escrita nesta noite.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL x FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro – 11ª rodada
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Dia: 11 de junho de 2022, sábado
Horário: 21h (horário de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Rodrigo Dourado (Pedro Henrique), De Pena, Alan Patrick e Wanderson; Alemão. Técnico: Mano Menezes

FLAMENGO: Hugo, Matheuzinho, Rodrigo Caio, David Luiz e Ayrton Lucas, Thiago Maia, Andreas, Everton Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Dorival Júnior


3 visitas – Fonte: Uol



VEJA TAMBÉM

Internacional x Flamengo: onde assistir, horário, escalações e arbitragem

Empresário de Paulo Pezzolano revela procura do Flamengo ao treinador

Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (10/06)

VEJA: Andreas Pereira vira alvo de Jorge Jesus, e Manchester United tem plano para o jogador

CONFIRA: Flamengo recebeu negativa de Cuca antes de se decidir por Dorival

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.