Notícias

primeiro grande teste de Paulo Sousa evidencia mudança de estilo do Flamengo


22/2/2022 17:53

Time teve quase a metade das trocas de passes da média do último Brasileiro. Comentarista aposta em filosofia de controle de jogo, posse de bola e verticalidade

Menos passes, mais objetividade: primeiro grande teste de Paulo Sousa evidencia mudança de estilo do Flamengo

O técnico Paulo Sousa chegou ao Flamengo com ideias novas para o time e, além do esquema tático, já deu indicações do estilo que pretende seguir. No empate em 2 a 2 com o Atlético-MG no tempo regulamentar, chamou a atenção a quantidade menor de troca de passes, com mais ligação direta da defesa para o ataque.

Foi uma estratégica específica para enfrentar o Galo? A sequência do trabalho do português vai dizer, mas alguns números exemplificam a mudança de estilo que vai além implementação do sistema 3-4-3.

A média de troca de passes do Flamengo no último Brasileiro foi de 482 por partida. No Carioca deste ano, o número caiu para 448. No Fla-Flu, foram 414. Contra o Atlético, o número caiu para 253 passes (87,3% certos) contra o Atlético, que teve 374 (92% certos).

O mapa de calor do Flamengo na Supercopa mostra que o time usou bastante a ligação direta e que a bola ficou menos tempo no meio de campo, em comparação com o do Galo.

Para o comentarista Carlos Eduardo Mansur, há algumas explicações para o número reduzido de troca de passes, como o fato de o Atlético ser um time que também procura o ataque e permite ao adversário chegar a seu campo de defesa com mais facilidade.

Ele lembrou que o trabalho de Paulo Sousa ainda está no início, mas acredita que a filosofia do treinador será a de controlar o jogo, ter a bola, mas utilizar mais os passes verticais.

– Me chama atenção como ele não arriscou na saída de bola diante de uma pressão. Talvez por ser um início de trabalho. O número de passes, mesmo no Carioca, com adversários que se fecham mais, não é gigantesco. Não está na casa do que o Flamengo chegou a ter com o Dome, que era uma construção mais paciente, ou mesmo com o Rogério Ceni, com 600 passes.

O que podemos dizer? Acho que a diminuição teve a ver também com a natureza do jogo, que não era contra um adversário colocado atrás. Então, em tese, consegue chegar na zona de finalização mais rapidamente. Outra questão é de característica mesmo. É observarmos com o decorrer do trabalho se o Paulo Sousa vai tentar que o time tenha posse, iniciativa, mas tente concluir as jogadas rapidamente, com passes mais verticais. Me parece uma orientação neste início. O Flamengo cria tentando chegar mais rapidamente ao gol, com passes que rompam as linhas adversárias.

Existe uma célebre frase do Guardiola. Ele diz que o time precisa de pelo menos 15 passes para estar organizado para construir a ação ofensiva. Há técnicos que pensam diferente, que acreditam que com menos passes a defesa adversária vai estar menos organizada. São concepções de jogo. Aparentemente o Paulo Sousa vai querer controlar o jogo, ter a bola, mas tentar ao máximo que a construção seja com passes verticais- analisou Mansur.

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, às 20h, para enfrentar o Botafogo, no estádio Nilton Santos.


174 visitas – Fonte: Globo esporte



VEJA TAMBÉM

Flamengo vê resposta animadora em meio ao interesse pelo goleiro Santos

Flamengo envia seis toneladas de suprimentos para vítimas da chuva em Petrópolis

Ídolo do São Paulo detona Paulo Sousa por declarações após derrota do Flamengo: Trairagem

VEJA: Ventilado no clube, argentino vê Flamengo como “europeu na América do Sul” e aguarda decisão de dirigentes

CONFIRA: Com aval de Paulo Sousa, Flamengo mira a contratação de Santos, goleiro do Athletico-PR

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.