Notícias

Paulo Sousa expõe desconforto com especulação de volta de Jesus ao Flamengo: “Não me parece respeitoso”


Explicações táticas, elogios ao que deu certo e reconhecimento dos ajustes necessários. A entrevista coletiva de Paulo Sousa após a vitória por 3 a 1 sobre o Talleres, no Maracanã, pela segunda rodada da Libertadores, na noite desta terça-feira, foi didática como de costume. O treinador, por sua vez, fugiu do padrão e deu indireta para as especulações envolvendo uma possível volta de Jorge Jesus, que virá ao Brasil no fim do mês de férias.

Paulo Sousa em vitória do Flamengo na Libertadores — Foto: Alexandre Durão
1 de 4 Paulo Sousa em vitória do Flamengo na Libertadores — Foto: Alexandre Durão

Paulo Sousa em vitória do Flamengo na Libertadores — Foto: Alexandre Durão

Paulo Sousa ficou desconfortável com campanhas e até mesmo com o noticiário envolvendo o treinador compatriota nos últimos dias. Sem dar nomes, criticou a parte da imprensa que fomenta esta situação e disse:

“Temos que entender que é normal que os torcedores tenham simpatia por alguém, o que não é normal é ter uma certa direção passional por A ou B, por treinador A ou jogador B. Isso não me parece respeitoso mesmo por vocês (imprensa). Mas a nós não afeta. Somos um grupo que deixou claro desde o início com a ideia de jogo”

Sobre a exibição, Paulo Sousa elogiou a forma com o Flamengo construiu a vantagem inicial no placar, mas lamentou que tenha baixado o ritmo recolocando os argentinos no jogo ainda antes do intervalo com o 2 a 1. No fim das contas, o balanço foi positivo.

– Tivemos facilidade, sobretudo quando chegamos no 2 a 0. Isso fez com que a equipe baixasse a intensidade e perdesse mais bolas simples. Temos que reconhecer que todas as vezes que não finalizamos nossas ações e as distâncias entre as linhas mais avançadas e mais baixa nos fizeram sofrer nas transições. Sofremos um gol e demos expectativas ao adversário. Isso fez com que o nosso início do segundo tempo fosse mais impactante, mas fomos crescendo pouco a pouco, encontramos os espaços estratégicos e poderíamos ampliar este mesmo resultado.

Com a vitória, o Flamengo é o líder isolado do Grupo H da Libertadores, com seis pontos, e volta a jogar pela competição dia 28, para enfrentar o Universidad Católica, em Santiago, no Chile. No próximo domingo, o compromisso é diante do São Paulo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão.

Confira outros trechos da coletiva


Posicionamento de Everton Ribeiro

– Tirando os primeiros jogos do Everton Ribeiro na esquerda, numa ideia de construção de sistemas e dinâmicas que sempre entendi e falei várias vezes com ele da importância de ter jogadores de qualidade técnica em todos os espaços do campo, vejo importante ter esses jogadores seja na direita, seja na esquerda. Não é a primeira vez comigo que os quatro jogam nas mesmas posições de hoje. Elas já aconteceram.


Elogios à disposição da equipe

– A vontade tem vindo a ser determinante, a equipe tem sido humilde e solidária. Tem tentado a trabalhar para ter resultados. Taticamente e tecnicamente podemos não estar perfeitos, mas quando temos essa percepção de humilde e solidariedade com certeza as coisas vão acontecendo.


Citação especial a Willian Arão

– Sobretudo alguns elementos que ajudam bastante nessa mesma chegada de bola. Tem a ver com o início da nossa construção. E sem dúvida uma palavra extraordinária é para o Arão porque a interpretação dele nesses dois jogos… Claro que ver o jogo de frente é completamente diferente de estar no meio. E ter umas dinâmicas de procura de posição para continuar ver o jogo de sempre que é para poder velocidade e verticalidade ao jogo. Mas o adversário hoje tomou decisões onde as interpretações, sobretudo pelo nosso corredor direito com o Arão, foram bastante extraordinárias e nos ajudaram na comunicação com os jogadores entre linhas com o Everton. Seja um pouco mais alto, por dentro ou por fora, essa mobilidade posicional permitiu à equipe ir crescendo e chegando mais rápido para poder encontrar mais espaços.

– O adversário não tirou profundidade, e nós temos que melhorar quando adversários nos retiraram a profundidade. E isso nós já falamos. Temos que encontrar soluções com a qualidade que temos de jogadores em espaços curtos para sermos determinantes e podermos fazer gols que nos permitam ter esse mesmo espaço. Uma palavra muito positiva para todo o time, mas sobretudo ao nosso corredor direito com o Arão.

Everton Ribeiro, Filipe Luís, João Gomes e Bruno Henrique - Flamengo x Talleres - Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL
2 de 4 Everton Ribeiro, Filipe Luís, João Gomes e Bruno Henrique – Flamengo x Talleres – Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL

Everton Ribeiro, Filipe Luís, João Gomes e Bruno Henrique – Flamengo x Talleres – Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL


Evolução de João Gomes

– É um jogador que tem uma característica ímpar no nosso elenco nas disputas de bola ofensivas e defensivas. É muito forte fisicamente. Tem que associar a dinâmica com bola mais rápidas, seja em passes curtos, médios e longos. É onde tem melhorar para se tornar um jogador de um nível bem mais elevado. Acreditamos e temos a ideia de criar dinâmicas que possam ajudá-lo.


Avaliação do andamento do trabalho

– Os processos de construção têm momentos que parecem de estagnação, momentos que parecem mais rápidos, e isso eu percebo. O resultado implica muito na avaliação (externa). Mas em termos de dinâmica e processos de jogo, os conceitos estão lá. Nas finais contra o Fluminense, estivemos muito longe do que queremos fazer. Nos outros jogos, sempre esses conceitos estiveram lá, em uns melhores e outros piores. Em tempos de construção é natural isso acontecer.

Gabigol e Paulo Sousa - Flamengo x Talleres - Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL
3 de 4 Gabigol e Paulo Sousa – Flamengo x Talleres – Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL

Gabigol e Paulo Sousa – Flamengo x Talleres – Libertadores — Foto: Staff images /CONMEBOL


Ajustes no sistema tático

– Essa é uma equipe que tem desenvolvido dinâmicas com e sem bola nas transições com princípios bem fortes. Vamos seguir a trabalhar neste sentido, porque temos convicções para cristalizar essas dinâmicas. Depois disso, certamente teremos sistemas alternativos que nos permita surpreender os adversários seja de início ou durante o jogo.

Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação
4 de 4 Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação

Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.