Notícias

Pablo se recupera antes do previsto e ganha status de titular no Flamengo


Pablo estreou pelo Flamengo há uma semana e, em pouco tempo, aproveitou a brecha para conquistar espaço na zaga titular da equipe comandada por Paulo Sousa. Reforço para a temporada, a caminhada no Rubro-Negro, porém, teve um obstáculo logo de cara, mas que o camisa 30 soube superar de forma que até surpreendeu.

Apesar do gol contra

diante da Universidad Católica, do Chile

, pela

Libertadores

, o jogador foi, novamente, elogiado pelo treinador e vai ganhando espaço no elenco da Gávea. Ele atuou pela primeira vez

contra o Athletico-PR

, no último sábado, pelo

Campeonato Brasileiro

.

Pablo, que estava no Lokomotiv, da Rússia, foi um pedido do treinador, com quem já havia trabalhado no Bordeaux, da França. Ele

foi apresentado em 17 de março

. Minutos após a entrevista coletiva, foi a campo no CT Ninho do Urubu e, em lance casual de treino,

sofreu lesão no joelho

.

O cenário, naquele momento, não era dos mais favoráveis para o retorno. Porém, Pablo superou as expectativas e se colocou à disposição da comissão técnica em um prazo mais rápido que o imaginado.

“Pablo sofreu uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Para este tipo de lesão, a gente gradua: grau 1, 2 e 3, conforme a gravidade. Grau 1, normalmente, é um estiramento. Grau 2 um estiramento com ruptura parcial, e grau 3 estiramento com ruptura completa. Foi o caso do Pablo. E, na literatura médica, para este tipo de lesão, o prazo de volta é em torno de oito a dez semanas. Pelo trabalho em conjunto do departamento médico, mas, principalmente, pelo profissionalismo e vontade do atleta, tratamos em tempo integral todos os dias para que conseguisse voltar a treinar com o grupo com três semanas e fizesse a estreia com quatro semanas. Realmente, bem antes do tempo esperado, ou do tempo médio relatado na literatura médica”, disse Marcio Tannure, ao

UOL Esporte

.

O gerente de saúde e alto rendimento do Fla salientou ainda que o processo desenhado de forma integrada foi um fator preponderante para que o zagueiro pudesse retornar antes do imaginado.

“Acho que isso se deve ao profissionalismo do atleta, que mostrou não só essa vontade, como um cuidado com todo o trabalho, até com a parte nutricional e de suplementação neste período em que estava no departamento médico. Acho que até a base física e muscular [ajudou]. Por ser um atleta forte, ajuda porque ajuda a estabilizar essa articulação do joelho. Junto a isso, o grande diferencial, acho que foi a integração entre as áreas: a parte médica, fisioterapia, transição física, até chegar no treinamento com o grupo, onde todos falam a mesma língua. Por isso, nos reunimos diariamente antes dos treinos, para discutirmos todos os casos e entendermos em que etapa que estão”, ressaltou.

“O mais importante não é que tenha retorno breve, todos querem isso, inclusive o atleta, mas que tenha cumprido todas as etapas. E foi o que aconteceu. E cumprindo todas as etapas, nos dá a segurança, mesmo antes do prazo esperado, de liberá-lo para as atividades”, completou.

Por outro lado, Pablo ganhou oportunidade, justamente em meio a desfalques no setor defensivo, como Fabrício Bruno, que se recupera de contusão no pé esquerdo, e Gustavo Henrique, que faz a transição após lesão no quadríceps.

Além dos citados, Vitinho trata lesão na coxa direita, e Matheus França está em recuperação de fratura na fíbula da perna direita. Liberados, Ayrton Lucas e Matheuzinho deve estar à disposição em breve. O zagueiro Rodrigo Caio é outro que está perto do retorno após cinco meses afastado devido a uma infecção no joelho direito, decorrente de uma artroscopia feita no fim do ano passado.

“Muito importante para nós”

Após a vitória contra a Universidad Católica, o técnico Paulo Sousa, por sua vez, enalteceu as características de Pablo

“A capacidade que nos dá em duelos aéreos e de marcações importantes a pontas adversários com mobilidade e capacidade no jogo aéreo. Em termos ofensivos, algo que já tínhamos trabalhado com ele na França. Claro que são companheiros, mobilidade e interpretação totalmente diferentes”, apontou.

“Vai crescendo no jogo curto entre linhas de forma a evoluir em sua grande capacidade, que é defender bem. Defender bem entre linhas, diminuir distâncias, defender bem seus adversários diretos e em termos de cruzamento. Dentro da área é um jogador muito importante para nós.”

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.