Notícias

Olho no rival! Como o São Paulo chega para enfrentar o Flamengo


Flamengo e São Paulo se enfrentam neste domingo (17), às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2022. Esse será o primeiro confronto dos dois rivais no ano. Tanto o Rubro-Negro carioca quanto o Tricolor paulista vem de resultados semelhantes na temporada até o momento. Vamos ver como o São Paulo chega para enfrentar o Mais Querido.

Leia Mais: Analistas apontam como São Paulo pode vencer o Flamengo no domingo

Rogério Ceni busca afirmação na segunda passagem como técnico

Maior ídolo da história do São Paulo, Rogério Ceni está na segunda passagem como treinador do tricolor. A primeira experiência, em 2017, durou apenas seis meses e terminou com a demissão de Ceni e o time na zona de rebaixamento. Desde então, Rogério teve sucesso no Fortaleza, fracassou no Cruzeiro e foi campeão brasileiro de 2020 com o Flamengo, mas jamais caiu nas graças da torcida rubro-negra.

De volta ao tricolor em outubro de 2021, substituindo o argentino Hernan Crespo, Ceni vem fazendo um trabalho de reconstrução do elenco que foi campeão paulista, mas não conseguiu manter o padrão e chegou a figurar na zona de rebaixamento no Brasileirão 2021. Depois de um início tumultuado, quando foi ameaçado de demissão, Rogério conseguiu apoio da torcida e os resultados melhoraram. Em 2022, o São Paulo foi vice do Paulistão e segue vivo tanto na Sul-americana, quanto na Copa do Brasil. No Brasileirão 2022, estreou com goleada de 4 x 0 sobre o Athlético-PR, no Morumbi.

Miranda
Rubens Chiri/saopaulofc.net

Como joga o São Paulo de Ceni?

Sem papas na língua, Rogério Ceni reclamou das lacunas no elenco são-paulino em 2021. Recebeu alguns reforços, se livrou de peças inúteis e recuperou jogadores que não estavam rendendo. Com isso, conseguiu montar um time competitivo. O analista Arnaldo Ribeiro comenta que o time é muito forte em casa: “O São Paulo consegue ser envolvente, principalmente no Morumbi. E a torcida comprou a idéia do time”, disse Arnaldo no podcast Posse de Bola, do UOL. Da mesma forma, Arnaldo aponta qual é o maior desafio de Ceni à frente do São Paulo: “Tanto no ano passado, quanto este ano, o São Paulo precisa achar uma forma de ser competitivo fora de casa. O Rogério não gosta de empate e torna o time uma presa fácil.”

Na parte tática, Ceni geralmente usa um 4-1-3-2, às vezes variando para o 4-4-2 clássico. No ataque, Ceni busca usar os laterais bem abertos para dar amplitude ao time. A saída pelos lados é a preferida do técnico. A partir dai, o objetivo é fazer a bola chegar a um dos dois atacantes, na zona de finalização. Nesse ponto, os atacantes contam com o apoio dos meia-atacantes. O São Paulo gosta de triangulações curtas e rápidas na frente da área. Ceni gosta de escalar dois centroavantes, geralmente Calleri e Luciano, mas ele roda bastante o elenco. Na defesa, Ceni gosta de marcar alto no 4-1-3-2 ou no 4-4-2 no bloco baixo. Ceni confia na pressão no homem da bola para forçar o chutão e recuperar a posse com os zagueiros altos.

Retrospecto recente do São Paulo

Como disse Arnaldo Ribeiro, o São Paulo tem tido muito forte em casa, mas tem fraquejado fora do Morumbi. Os resultados dos últimos 5 jogos deixam isso claro. São 4 vitórias e uma derrota. Em casa, o São Paulo goleou o Athlético-PR (4×0), venceu o Palmeiras (3×1) e o Corinthians (2×1). Fora de casa, foi massacrado pelo Palmeiras na final do Paulistão (4×0) e venceu o Ayacucho (2×3), em Lima, no sufoco.

Contra o Flamengo, o restrospecto recente é de extremos. O São Paulo dominou em 2020, com três vitórias em quatro jogos, entre Copa do Brasil e Brasileirão. Já em 2021, o Flamengo dominou, com duas goleadas no Campeonato Brasileiro (5×1 no Maracanã; 0x4 no Morumbi). No retrospecto geral, são 139 jogos, com 43 vitórias do Flamengo, 56 vitórias do São Paulo e 40 empates.

Qual deve ser o time titular do São Paulo?

Rodízio é a palavra chave par Rogério. Nas suas coletivas, ele gosta de dizer que não acredita em titulares e reservas, mas em jogadores que se encaixam a cada situação de jogo. Mesmo assim, uma breve olhada nas escalações do São Paulo permite imaginar um time base para enfrentar o Flamengo. Ceni deve entrar com : Jandrei, Rafinha, Diego Costa, Leo, Wellington; Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Pablo Maia, Allison; Eder e Calleri.

Siga Ivan Trindade no Twitter.

Seja nosso apoiador e contribua para a melhoria do MRN.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.