Notícias

“O Fla não sabe o que fazer contra time retrancado”, diz RMP


Marinho em Altos x Flamengo – Foto: Gilvan de Souza

UOL: Com um time misto, o Flamengo venceu o Altos-PI por 2 a 1 ontem (1º) pela Copa do Brasil, mas não jogou bem. Após sair atrás do placar com um golaço de bicicleta, o time reagiu embalado pela torcida e chegou à virada com Pedro e João Gomes. Apesar do importante resultado – no jogo da volta, no Maracanã, o Rubro-Negro pode até empatar para se classificar -, a equipe de Paulo Sousa voltou a sofrer além da conta diante de um adversário bem fechado, mas inferior.

Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado analisaram o desempenho da equipe contra o Altos-PI e afirmaram que os jogadores flamenguistas repetiram erros já conhecidos do torcedor. Na opinião de RMP, o time continua sofrendo demais para criar chances de gol contra equipes fechadas, o que tem sido uma tônica no trabalho do treinador português até aqui.

“O padrão tático do Paulo Sousa me incomoda, parece que não sabe o que fazer contra time retrancado, repete os mesmos erros e padrões. Fica Léo Pereira e David Luiz tocando a bola sem saber o que fazer, porque o ataque na frente não se mexe, fica parado. Não vejo uma aproximação para fazer uma triangulação, um dos fundamentos do jogo posicional é esse, se aproximar e fazer triangulações. Aí ficam dois jogadores na linha lateral, mas não tem ninguém para fazer uma virada de jogo, não consigo ver as soluções do esquema do Paulo Sousa, seja o jogador que for, não vejo o time e o ataque fluírem. Quase todo mundo vai jogar fechado assim contra o Flamengo, então tem que ter soluções táticas para isso, e eu não vejo um esquema tático bem definido para resolver esses problemas”, acrescentou RMP.

Segundo ele, um dos problemas do sistema de Paulo Sousa é a sobrecarga dos volantes, que precisam atuar na marcação e na construção com a mesma intensidade e qualidade, como fazia o meia Gerson em sua passagem pela Gávea. RMP disse que hoje o Flamengo se ressente da ausência de um jogador assim.

“Um dos problemas do sistema é que ele se apoia na ideia que os volantes devem construir muito bem, mas com a saída do Gerson o Flamengo não tem mais esse jogador, João Gomes e Thiago Maia não são volantes construtores. Talvez o Paulo Sousa se apegue nessa ideia porque ele foi um grande volante construtor, então esse esquema parte do pressuposto que você precisa ter volantes muito talentosos, com capacidade de armar e de marcar, e os dois volantes do Flamengo não são grandes armadores”, analisou RMP.

“É um cara muito raro no futebol mundial, o box to box com talento você vê nos melhores times da Premiere League, no Real Madrid, mas não está dando sopa não. Não vejo esses volantes do Flamengo hoje em dia fazendo essa função”, finalizou.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.