Notícias

Novo goleiro do Flamengo, Santos teve infância humilde na roça, castigou cariocas no passado e agora chega para contornar pressão


O goleiro Santos, reforço do Flamengo, é fã de Dida e já foi carrasco dos cariocas na Copa do Brasil

Contratado por R$ 15 milhões pelo


Flamengo


na última semana, o goleiro Santos foi relacionado para o duelo contra o


Sporting Cristal


, na terça-feira (05), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima. Ele poderá estrear na partida, válida pela primeira rodada do Grupo H da


Conmebol Libertadores


,


que terá transmissão pela ESPN no Star+


.

Aos 32 anos, o arqueiro revelado no


Athletico-PR


chega para contornar a pressão e resolver o problema no gol do clube da Gávea. Antigo titular, o veterano Diego Alves não caiu nas graças do técnico Paulo Sousa e fez apenas duas partidas na temporada pelo Carioca. Já o jovem Hugo Souza, 23 anos, jogou mais vezes sob o comando do treinador português, mas também apresentou muita instabilidade e foi alvo de críticas.

Na Gávea, Santos viverá uma realidade bastante diferente da infância na roça na pequena cidade de Cabaceiras-PB (cinco mil habitantes) ao lado da família de agricultores.

Mais novo de oito irmãos, ele teve uma infância humilde e chegou a ajudar um pouco os pais nas tarefas, mas conseguiu realizar seu sonho de ser jogador.

“Não cheguei a trabalhar em coisas fixas, mas sempre fiz algumas coisinhas para ganhar um dinheiro e ter um momento de lazer ou comprar algo. Eu sou o mais novo da turma e não tinha tanta obrigação”, disse ao

ESPN.com.br

, em 2019.

Após se destacar pelo Porto-PE na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008, ele foi ao Athletico-PR e viu sua vida mudar. Antes de se destacar, ele precisou esperar alguns anos até conseguir uma chance nos profissionais.

“Tive paciência, tranquilidade e perseverança de correr atrás para chegar aonde eu queria”, disse.

Grande fã de Dida, o arqueiro tem um perfil parecido com o ídolo: é um sujeito mais reservado, calmo e não costuma fazer defesas espalhafatosas.

“Ele tinha uma forma de jogar bem diferente dos demais, era muito frio e tranquilo. Me espelhava nele e tenho muita admiração por ele”.

Da mesma forma que o ex-goleiro do


Milan


, Santos de destaca desde a base nas defesas de pênaltis. No Torneio de Onbendorf, na Alemanha, o Athletico-PR venceu na final o


Borussia Dortmund


– que tinha Mario Gotze – nas penalidades com duas defesas de Santos.

No time principal, ele também brilhou em disputas nos títulos da


Copa Sul-Americana


(2018 e 2020) e da


Copa do Brasil


de 2019.

Contra o Flamengo, ele defendeu duas cobranças no Maracanã, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na semifinal contra o


Grêmio


(vitória por 5 a 4 nos pênaltis), ele pegou a penalidade de Pepê.

“No momento do pênalti é um jogo mental e quem estiver mais preparado e com foco total leva a melhor. Claro que treinamos, mas esse momento de concentração é apenas você e o batedor na hora. O resto do mundo todo se apaga. É colocar em prática o que você trabalha e acredita”, relatou.

Com todo o destaque, Santos foi convocado algumas vezes por Tite para a seleção brasileira principal e foi chamado por André Jardine para os Jogos Olímpicos, sendo destaque na conquista da medalha de ouro. Agora, ele espera se destacar pelo Flamengo e ir para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.