Notícias

monumento tem ligação próxima com o esporte


12/10/2021 10:31

Cristo Redentor 90 anos: monumento tem ligação próxima com o esporte

Cristo com a camisa do Flamengo — Foto: Flamengo / Divulgação

O maior cartão postal do Brasil completa 90 anos nesta terça-feira. Desde sua inauguração, o Cristo Redentor já foi palco de diversos momentos importantes na história do esporte carioca.

O aniversariante do dia já recebeu diversas comemorações. Em 2004, no dia 16 de maio, o Cristo Redentor sediou festejo do centenário do Botafogo e do 79º aniversário de Nilton Santos. É comum até hoje ver em redes sociais a foto de um dos maiores ídolos alvinegros de braços abertos diante da estátua.

LEIA TAMBÉM: Soteldo no Flamengo? Veja a prioridade do clube carioca no momento

Com o rival rubro-negro, não se tratou exatamente de uma comemoração, mas de uma expectativa. Em 22 de novembro de 2019, o Cristo vestiu a camisa do Flamengo para transmitir apoio ao clube que disputaria no dia seguinte a final da Libertadores, contra o River Plate, em Lima. Com a bênção do monumento, Gabigol marcou duas vezes em um dos maiores jogos da história do clube.

Para a torcida tricolor, o Cristo Redentor tem um significado ligado à fé em momentos bons e ruins do clube. Em 2009, quando o Fluminense era o lanterna do Brasileirão com 16 pontos, os padres tricolores Omar e Jorjão realizaram uma missa aos pés do Cristo, pedindo o apoio dos torcedores e a superação da fase ruim que o time atravessava. Com uma recuperação impressionante, a equipe escapou do rebaixamento.

No ano seguinte, uma nova missa foi realizada. Mas, dessa vez, em agradecimento ao tricampeonato do Tricolor após 26 anos da última conquista.

Se não foi protagonista de grandes celebrações diante da estátua, o Vasco tem uma relação cotidiana com o Cristo. Da arquibancada e do gramado de São Januário, torcedores e jogadores vascaínos veem o cartão postal.

Além da conexão com os grandes clubes cariocas, o Cristo Redentor também homenageou o Rei do Futebol. No dia 23 de outubro de 2020, quando Pelé comemorou seus 80 anos, luzes verdes e amarelas foram acesas para celebrar o aniversário do maior jogador de futebol de todos os tempos.

Também recentemente, em janeiro deste ano, a final da Libertadores entre Palmeiras e Santos foi disputada no Maracanã. Antes de saber que ficaria nas mãos do Verdão, a taça mais cobiçada do continente visitou o Cristo.

Em 2014, a final da Copa do Mundo foi disputada no Maracanã, entre Alemanha e Argentina. Através de votação nas redes sociais, os internautas optaram pelas cores do país europeu para iluminar a estátua.

Outro momento marcante foi a passagem da tocha nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ao lado do prefeito Eduardo Paes e do arcebispo do Rio, o cardeal Dom Orani Tempesta, a ex-jogadora de vôlei Isabel ergueu a chama olímpica. Em abril deste ano, o Cristo também ganhou uma iluminação especial para marcar a contagem regressiva de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Cristo Redentor, monumento, ligação, esporte


15 visitas – Fonte: globoesporte

VEJA: Arrascaeta deixa jogo do Uruguai com dores musculares

CONFIRA: Andreas Pereira faz regenerativo e não preocupa para duelo contra o Fortaleza

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.