Notícias

Média de Gabigol só é inferior à de Neymar nos últimos dez anos


27/2/2022 08:23

Gabigol comemora gol do Flamengo sobre o Atlético-MG pela Supercopa (Imagem: ARTHUR MIRANDA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO)

Gabriel Barbosa é uma figura que desperta emoções diversas. Há quem o idolatre, sobretudo os rubro-negros, e há a ala que o ataca. Desempenho abaixo na Seleção e fracasso no futebol europeu são os principais argumentos. Uma coisa, porém, é inegável. Só um atleta fez mais gols em média que Gabi no Brasil nos últimos dez anos: Neymar. O principal nome da atual geração.

Mesmo com algumas questões a serem aprimoradas por Gabigol, como a melhor utilização da perna direita e o aproveitamento maior das muitas chances que tem, não há nenhum outro atleta que tenha passado pelo Brasil desde 2012, com exceção de Neymar, a ostentar a mesma marca que o camisa 9 do Flamengo.

LEIA TAMBÉM: SEM ACORDO! Palmeiras faz oferta por Pedro, que se interessa, mas Flamengo veta negociação; veja detalhes

Desde a época do Santos já se mostrava um artilheiro nato. Foi o maior goleador do Brasileirão de 2018, por exemplo, o último pelo clube que o revelou. Mas ao chegar no Flamengo aumentou bastante a sua produção em números.

Obviamente que isso tem a ver com a inserção em uma equipe melhor tecnicamente. Gabriel divide o setor ofensivo com atletas como Bruno Henrique, Arrascaeta e Everton Ribeiro desde 2019, mas a rápida identificação com o clube carioca e a atitude em campo na grande maioria dos jogos pesam demais neste contexto.

Em números absolutos, ficou no topo de ranking de artilheiros por temporada em 2019, quando fez 43 gols em 59 jogos. Em 2020 e 2021, esteve atrás de Diego Souza e Hulk, líderes respectivos dos anos em questão, mas produziu mais. Possui a melhor média de gols em comparação a ambos. O dado realmente qualitativo da disputa.

A primeira temporada no Flamengo foi a da sua consagração com os gols decisivos na Libertadores e um Brasileirão brilhante como toda a equipe comandada por Jorge Jesus. Mas a sequência fez com que ele apresentasse média de gols ainda melhor, algo que vem tendo continuidade em 2022.

Mesmo com o polêmico episódio da cobrança de pênalti na final da Supercopa do Brasil contra o Atlético Mineiro, quando não se apresentou para bater a penalidade desperdiçada por Vitinho, Gabriel já fez cinco gols e deu uma assistência em seis jogos. A cada partida gerou um tento diretamente. Isso é muito relevante!

O número de assistências também é grande. 12 em 2019, 12 em 2020, e dez na última temporada. Ao todo ele participou diretamente de 144 dos 356 gols feitos pelo Flamengo desde 2019, 40% dos tentos rubro-negros. Influência gigante na produção ofensiva.

Gabriel tem pontos a melhorar e ir à Copa do Qatar com a Seleção passa bastante por isso, mas não dá para questionar a eficiência que tem no âmbito sul-americano. É hoje o principal goleador do continente.

Média, Gabigol, inferior, Neymar, últimos, anos


105 visitas – Fonte: Uol



VEJA TAMBÉM

Tudo Sobre Flamengo x Resende

Saiba onde assistir o jogo entre Flamengo e Resende

Assédio a Gabigol se intensifica e clubes europeus lutam pela contratação de atacante

VEJA: Ventilado no clube, argentino vê Flamengo como “europeu na América do Sul” e aguarda decisão de dirigentes

CONFIRA: SEM ACORDO! Palmeiras faz oferta por Pedro, que se interessa, mas Flamengo veta negociação; veja detalhes

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.