Notícias

Início meteórico, auge e traição: Thiago Neves no Flamengo


O ano era 2011. O Flamengo vinha de uma temporada frustrante em 2010 e com a nova presidente Patrícia Amorim, queria se impor e demonstrar que o novo ciclo seria de vitórias. Sendo assim, o clube contratou em janeiro Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, tema central desta reportagem.

Atualmente com 37 anos e prestes a se aposentar, Thiago tinha apenas 26 anos e viva grande fase na carreira. Após uma longa negociação com o Al-Hilal, o Mengão conseguiu o empréstimo do atleta por um ano, com opção de compra avaliada em 8 milhões de euros. Com tudo certo, a apresentação do meia aconteceu no dia 13 de janeiro.

Leia também: CBF tentará levar final de Libertadores em 2023 de volta ao Brasil

”Confesso que estou nervoso. Acompanhei toda a apresentação do Ronaldinho, ontem (quarta-feira), pela TV. Cheguei hoje (quinta) cedo ao clube e me senti arrepiado com a recepção”, disse para a imprensa na Gávea. Logo depois, foco no trabalho. Embora não tenha feito gol na estreia, jogou bem na vitória do Flamengo por 2 a 0 contra o Americano, de Campos.

Mas sua primeira mostragem que seu ano seria incrível, foi na segunda partida. No clássico contra o Vasco, no Engenhão, Thiago Neves foi o nome do jogo e marcou um gol de cobertura em cima de Fernando Prass na vitória por 2 a 1. A partir dali, o time embalou.

Flamengo campeão Carioca, mas caiu na Copa do Brasil

No Estadual, o Flamengo venceu a Taça Guanabara e posteriormente a Taça Rio, conquistando o título Carioca de forma invicta. Inclusive, o gol do título na disputa de pênaltis foi de Thiago Neves, contra o Vasco. Ou seja, o ano prometia.

Entretanto, a decepção veio na Copa do Brasil. Nas quartas de finais, o Fla caiu para o Ceará, mesmo que Thiago Neves tenha feito dois gols no duelo eliminatório.

G-4 do Brasileirão

No Campeonato Brasileiro, o Flamengo faz 61 pontos e termina no G-4, conseguindo a vaga para a Libertadores de 2012. Destaque para o jogo contra o Cruzeiro, em que o Fla venceu por 5 a 1 com três gols do jogador.

Mesmo que tenha flertado com a liderança, o clube só assumiu a ponta na competição em apenas uma rodada. Como Thiago tinha sido uma das peças fundamentais do elenco, a expectativa era de que o Flamengo fosse comprar no fim de 2011.

Flamengo quase compra Thiago Neves, mas meia prefere voltar ao Fluminense

Em maio, o Flamengo já começou a se movimentar internamente para tentar comprar Thiago em definitivo. O clube sofria problemas financeiros, atrasava salários, mas tinha o foco de montar uma engenharia financeira para ter TN7 por 8 milhões de euros.

”Se o Flamengo fizer uma forcinha, nada me tira daqui. Eu não me meto nisso”, chegou a declarar, Thiago.

Até que no dia 6 de janeiro de 2012, sai a notícia no portal GE que o Flamengo tinha se acertado com o Al-Hilal e Thiago Neves era esperado em Londrina para assinar o contrato válido até 2016. Todavia, isto nunca aconteceu.

Seu então empresário Leo Rabello queria que Neves ficasse no Fla, mas quando surgiu o Fluminense na história, o atleta seguiu seu coração e voltou ao clube onde também foi destaque entre os anos de 2007 a 2009. Com aporte financeiro da Unimed, o Flu se acertou rapidamente com os árabes.

Não se arrepende de ter atuado pelo Flamengo

”Não, não me arrependo nem um pouco. Em números, foi meu melhor ano como profissional. Foi um ano só, mas em números foi melhor que no Fluminense, no Cruzeiro. Joguei bem, mas tinha muita ajuda também (risos). Não precisava nem mexer, só olhava e já corria (risos)”, disse Thiago Neves ao jornalista Rica Perrone em 2022.

Ao todo, Thiago disputou 57 jogos pelo Flamengo e anotou 21 gols.

Siga Yago Martins no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.

Últimas notícias do Flamengo



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.