Notícias

Ídolo do Flamengo repercute declaração de técnico do Fluminense e atenta para racismo no futebol brasileiro


FOTO: VIPCOMM

O racismo é sempre uma pauta de enorme importância e delicadeza no futebol brasileiro. O assunto é um tabu, e ,por diversas vezes na temporada, alguns casos vieram à tona nas mais diferentes divisões do Brasileirão. Recentemente, o treinador do Fluminense, Marcão, comentou sobre a ausência de treinadores negros na Série A e citou o exemplo do ex-técnico do Flamengo, Andrade. Assim, em uma rede social, o ídolo do clube fez uma publicação especial, frisando os problemas que ainda existem por conta de raça no Brasil.

CONFIRA A NOTA DE ANDRADE NA ÍNTEGRA:

“Querido Marcão, Primeiramente, gostaria de agradecer sua lembrança a minha pessoa na entrevista à Folha de São Paulo. Obrigado! Depois queria me solidarizar aos ataques que você começou a sofrer por seu questionamento e posicionamento corretos: mimimi, lacração, etc. Isso só confirma o quanto precisamos progredir enquanto sociedade. Por último, mas não menos importante, saiba que torço pelo seu sucesso e pra você ter o seu devido reconhecimento como técnico (principalmente na frente do clube que te abraçou). ⁣

Enquanto isso, trabalhemos para diminuir a discriminação racial real que infelizmente temos em nosso país: 54% da população brasileira é negra, 20 clubes na Série A com um único técnico negro (sendo você, Marcão) e a justificativa é competência? ⁣É o que @emicida canta: “de quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais”. Nós sabemos o quanto importa! Ah! A segunda foto é da minha premiação por melhor técnico em 2009. Espero que tenha lugar na sua prateleira, porque acredito que daqui a pouco será seu, será você!”


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Na entrevista, Marcão ainda citou Cristóvão Borges como outro exemplo de treinador negro que perdeu mercado no futebol brasileiro. O técnico, inclusive, comandou o Mais Querido como assistente, em 2004, e principal, em 2015. No entanto, a passagem não foi boa e o comandante foi demitido semanas após ser contratado pelo Mais Querido. Vale destacar que, como mencionado, o Tricolor abriga o único treinador negro da Série A do Brasileirão.

Ídolo do Flamengo, Andrade tenta passar seu vasto conhecimento de futebol no post. Além disso, por ter vivido em uma época diferente do Brasil, em que o racismo esteve mais explícito, a fala do ex-treinador do Flamengo é muito importante. Isso porque, querendo ou não, o assunto ainda precisa ser debatido no esporte, visto que acontece com frequência e machuca demais as pessoas envolvidas.

Link da resenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.