Notícias

Gabigol se torna o 19º a marcar 100 gols pelo Flamengo; veja raio-X


Ao

fazer gol diante do Bahia,

nesta quinta-feira, no Maracanã, Gabigol mudou de patamar no Flamengo. O camisa 9 chegou a 100 gols pelo rubro-negro e se tornou o 19º jogador da história do clube a atingir esta marca. De quebra, entrou para uma galeria em que estão nomes como Zico e Romário.

— Acho que desde que cheguei no Rio e no Flamengo, têm acontecido fatos históricos na minha vida. Acho que 100 gols são algo inimaginável para mim. O último que bateu isso foi meu parceiro Romário. Mandar um beijão para ele. Agradecer ao Flamengo, meus amigos, meus companheiros. Esse momento vai ficar marcado na minha vida — declarou o camisa 9, após marcar o pênalti na partida contra o Bahia.


Leia também:


Flamengo vai à Justiça e cobra indenização da ‘Uruburguer’ por utilizar marcas do clube indevidamente

O gol de número 100 acontece na partida de número 142 de Gabigol pelo Flamengo. Fluminense e Santos são as maiores vítimas do artilheiro rubro-negro, que marcou sete gols contra cada um. Os líderes de assistências para os gols do camisa 9 são Arrascaeta e Bruno Henrique, que deram 13 e 12 passes para ele, respectivamente.

Maiores vítimas de Gabigol pelo Flamengo:


Santos e Fluminense: 7 gols


Athletico: 6 gols


Grêmio e Palmeiras: 5 gols

Gabigol é apenas o 19º jogador nos quase 126 anos de história do clube a atingir o feito. Antes dele, Nonô, Alfredinho, Jarbas, Leônidas da Silva, Pirillo, Zizinho, Durval, Esquerdinha, Índio, Dida, Henrique, Joel, Evaristo, Zico, Tita, Adílio, Bebeto e Romário chegaram à marca.

O camisa 9 também igualou Renato Abreu como um dos maiores artilheiros do clube em Campeonatos Brasileiros. Os dois agora estão empatados em terceiro lugar na lista de maiores goleadores do rubro-negro na competição, com 40 gols. Logo à frente deles está Bebeto, com 41. E lá longe, na liderança da lista, está Zico, com incríveis 135 gols.

Gabigol já tem 30 gols anotados nesta temporada, dois a mais que na anterior e com menos jogos disputados. Ele vem tendo a maior média da carreira, com aproveitamento de 0,78 gol por partida na temporada, superando até mesmo 2019 o desempenho de 2019.

Melhores médias de Gabigol na carreira:

2021 – Flamengo – 0.78 (30 gols em 39 jogos)

2019 – Flamengo – 0.72 (43 gols em 59 jogos)

2020 – Flamengo – 0.62 (27 gols em 43 jogos)

2018 – Santos – 0.51 (27 gols em 52 jogos)

2016 – Santos – 0.41 (12 gols em 29 jogos)

2014 – Santos – 0.37 (21 gols em 56 jogos)

2015 – Santos – 0.37 (21 gols em 56 jogos)

Jogadores do Flamengo festejam com Gabigol o 100º gol do atacante pelo clube Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Jogadores do Flamengo festejam com Gabigol o 100º gol do atacante pelo clube Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Entre os maiores da História

Antes, ele era Gabriel Barbosa, jogador com passagem pelo Santos e pela Inter de Milão, da Itália. Mas com a chegada ao Flamengo, em 23 de janeiro de 2019, passou a ser conhecido no Brasil inteiro como Gabigol e se tornou ídolo da torcida. Nesta quinta-feira, na vitória de 3 a 0 em cima do Bahia, reafirmou o apelido ao quebrar mais uma marca no rubro-negro: a de 100 gols marcados pelo clube.

— Com certeza, ele já está entre os maiores jogadores da história do Flamengo, mesmo com número de gols e jogos inferiores a muitos outros — pontua o jornalista e pesquisador Roberto Assaf, autor do “Almanaque do Flamengo”: — Os dois gols dele contra o River, na final da Libertadores em 2019, vão deixá-lo para sempre na história do clube. É algo que não tem como esquecer mais.

Para Assaf, Gabigol não vai parar por aí:

— Tenho a impressão de que ele está focado. Acho que ele tem essa consciência de continuar batendo recorde, quer continuar jogando e ganhando. E não adianta só ganhar, tem que ter motivos que justifiquem sua condição de ídolo e presença.

O camisa 9 é o artilheiro do clube na temporada: em 39 jogos, marcou 30 gols. O de número 100 acontece na partida de número 142 pelo rubro-negro, na cobrança de um pênalti.

— Ele chegou ao Flamengo em um momento, no começo de 2019, que o clube estava em baixa, em recuperação financeira, contratando jogadores importantes, mas não ganhava, não tinha título. Com a presença dele e a formação dessa equipe, que começa ali na Florida Cup, o Flamengo passar ganhar muitos títulos. Ele, Arrascaeta e Bruno Henrique, para mim, são as três grandes figuras deste atual time.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.