Notícias

Formação preferida, títulos e mais: conheça Paulo Sousa, técnico contratado pelo Flamengo


Treinador foi um dos primeiros candidatos ao cargo a se reunir com a diretoria rubro-negra


Por: Paula Mattos

Paulo Manuel Carvalho Sousa é um português de 51 anos, que atualmente comanda a Seleção Polonesa. No entanto, segundo o jornal Record, o treinador irá se desligar da Federação e assinar o contrato com o Flamengo por dois anos, a partir de 2022. Sendo assim, a reportagem do Coluna do Fla levantou os detalhes sobre a carreira do técnico.


As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!


CARREIRA:

Paulo iniciou a carreira como auxiliar técnico da Seleção Portuguesa, em 2008. Como treinador principal, acumula passagens por Queens Park Rangers, Swansea e Leicester (Inglaterra), Maccabi Tel Aviv (Israel), Videoton (Hungria) e Basel (Suíça).

Após rodar o mundo, Paulo Sousa foi à Itália para comandar a Fiorentina, nas temporadas de 2015 e 2016. E foi com o futebol italiano que, segundo ele, aprendeu a entender melhor o ponto de vista tático do jogador, assim como a convivência com o ex-técnico Marcelo Lippi o ensinou a ser mais inteligente também taticamente.

Com boa passagem pela Fiorentina, Paulo se transferiu para o Tianjin Tianhai, da China, onde ficou de 2017 a 18. No ano seguinte, se tornou o técnico do Bordeaux, da França, último clube que comandou antes de assumir a Seleção Polonesa, em janeiro de 2021.

ESTILO DE JOGO E DESEMPENHO:

A formação preferida de Paulo Sousa é o 4-2-3-1, esquema conhecido por trabalhar com quatro defensores, cinco meio campistas e um atacante referência. É um dos sistemas mais utilizados no futebol mundial, devido ao equilíbrio que proporciona às equipes, com diversas possibilidades de variações táticas e flexibilidade, o que facilita na adaptação às características dos jogadores. Um dos pontos de destaque é, também, a presença da boa marcação pelos lados.

Jogos: 442 no total
Vitórias: 205
Empates: 113
Derrotas: 124
Média de pontos por jogo: 1,65

TÍTULOS:

1 Campeonato Suíço – Basel (14/15)

1 Campeonato Israelense – Maccabi (13/14)

1 Taça da Liga da Hungria – Videoton (11/12)

2 Supertaça da Hungria – Videoton (11/12)



Link da matéria

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.