Notícias

Flamengo x Corinthians: Vidal e Renato Augusto, o reencontro de uma amizade de longa data


Amigos de longa data, rivais pela primeira vez, e histórias que se confundem em trajetórias de sucesso no futebol. Renato Augusto e Arturo Vidal se reencontram no

Flamengo

e Corinthians desta terça-feira pelas quartas de final da Libertadores com a disputa entre os clubes acirradas, mas ao mesmo tempo com muitas memórias para compartilhar de quando eram apenas jovens em busca de sucesso na Alemanha.

Renato Augusto e Vidal nos tempos de Bayer Leverkusen — Foto: Arquivo pessoal
1 de 5 Renato Augusto e Vidal nos tempos de Bayer Leverkusen — Foto: Arquivo pessoal

Renato Augusto e Vidal nos tempos de Bayer Leverkusen — Foto: Arquivo pessoal

O Bayer Leverkusen foi a porta de entrada de ambos no futebol europeu e a sintonia foi imediata. Revelações de Colo Colo e

Flamengo

, os dois volantes foram uma espécie de porto seguro sul-americano em uma Bundesliga desafiadora. Em outro estágio da carreira, já referências em seus clubes, Vidal e Renato Augusto vão estar em lados opostos pela primeira vez a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã.

Um ano mais velho, Vidal foi quem abriu caminho nos gramados alemães ao ser contratado em julho de 2007. Um ano depois, Renato Augusto chegou ao Bayer e a amizade imediata ajudou na adaptação de quem apelava para massas na alimentação e recorria ao portunhol para se comunicar. O alemão de origem espanhola Gonzalo Castro, atualmente no Arminia Bielefeld, era outro integrante do trio inseparável por Leverkusen e Colônia, cidade próxima onde passavam boa parte do tempo.

Vidal e Renato Augusto jogaram juntos entre 2008 e 2011 — Foto: Arquivo Pessoal
2 de 5 Vidal e Renato Augusto jogaram juntos entre 2008 e 2011 — Foto: Arquivo Pessoal

Vidal e Renato Augusto jogaram juntos entre 2008 e 2011 — Foto: Arquivo Pessoal

Dentro de campo, Vidal e Renato tiveram um outro companheiro, também muito famoso, que formou um meio-campo de jovens promissores entre 2008 e 2010: Toni Kroos. O campeão do mundo pela Alemanhã e multicampeão pelo Real Madrid passou por um período de amadurecimento após ser emprestado pelo Bayern de Munique, para onde voltou para brilhar em 2011.

Quem o substituiu também em uma formação de meio de campo com as presenças de Vidal e Renato Augusto foi Michael Ballack, que retornou a Leverkusen para encerrar a carreira e passar experiência para os mais jovens.

Na época, a proximidade entre brasileiro e chileno permitiu até mesmo que Renato Augusto compartilhasse de uma superstição com Vidal. Em

depoimento ao ge



no fim de 2010, o atual meio-campo do Corinthians disse que só jogava de sunga azul:

Ballack comemora gol com Renato Augusto e Vidal no Leverkusen — Foto: Reprodução
3 de 5 Ballack comemora gol com Renato Augusto e Vidal no Leverkusen — Foto: Reprodução

Ballack comemora gol com Renato Augusto e Vidal no Leverkusen — Foto: Reprodução

– Acho que essa é a minha única superstição. Nem lembro se tenho outras. Não deixo de usar uma sunga azul para jogar. Quem me deu a ideia de usar alguma coisa da cor azul foi Pinheiro, que é chefe da segurança do

Flamengo

. Lembro até que, na época, eu estava me machucando direto e ele disse que eu deveria fazer isso. Ele me mostrou uma pedra azul que usa como amuleto e está sempre com ele. Aí eu fiquei pensando como poderia usar azul. Cheguei a usar chuteiras dessa cor, mas não era em todas as partidas. Foi aí que decidi usar a sunga. No Bayer, já falei para os jogadores que é bom usar essa cor. Ainda bem que, além da rubro-negra e da branca, temos uma camisa azul aqui.


+ Renato Augusto revela segredo da boa fase no Leverkusen: sunga azul


No início da temporada 2011/2012, Vidal deixou a Alemanha para brilhar na Juventus. Foi quando a dupla se desfez, mas uma semente rubro-negra ficou plantadas pelo brasileiro na cabeça do chileno, que a revelou no dia do anúncio como reforço do

Flamengo

:

– Primeiro que começou a me contar sobre

Flamengo

foi o Renato Augusto no Leverkusen, em 2008 ou 2009. Falava sobre a torcida fanática. No Bayern, com Rafinha, foi uma loucura.

Renato Augusto e Vidal comemoram gol pelo Leverkusen — Foto: Reprodução
4 de 5 Renato Augusto e Vidal comemoram gol pelo Leverkusen — Foto: Reprodução

Renato Augusto e Vidal comemoram gol pelo Leverkusen — Foto: Reprodução

Nesses mais de dez anos desde a separação no Bayer, Renato e Vidal nunca estiveram em lados opostos dentro de campo. Pelas eliminatórias para Copa do Mundo da Rússia, o corintiano chegou a ser titular na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, no Allianz Parque, em 2017. Vidal, no entanto, não estava entre os convocados de Juan Antonio Pizzi na ocasião.

O reencontro ficou para esta terça-feira, no Maracanã. Vidal começará no banco de reservas do

Flamengo

, Renato Augusto ainda é dúvida no time titular de Vitor Pereira, mas a expectativa é de que ambos sejam utilizados no decorrer da partida. Oportunidade de celebrar mais de uma década de amizade, por mais que os abraços fiquem para o apito final.



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



+ Leia mais notícias do Flamengo

 — Foto: Reprodução
5 de 5 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução



+ Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

🎧


Ouça o podcast ge Flamengo


🎧


Assista: tudo sobre o



Flamengo



no ge, na Globo e no sportv

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.