Notícias

Flamengo x Botafogo opõe técnicos portugueses na luta contra impaciência


Um clássico carioca com sotaque de Portugal.

Flamengo

e

Botafogo

se encaram hoje (8), às 11h, no Mané Garrincha, em Brasília, pelo

Campeonato Brasileiro

, e protagonizam um duelo particular entre o rubro-negro Paulo Sousa e o alvinegro Luís Castro, técnicos portugueses que chegaram para a atual temporada e ainda tentam encaixar o trabalho nos respectivos clubes em meio ao clima de impaciência dos torcedores.

No lado do Fla, Sousa foi

anunciado ainda no fim do ano passado

, após uma breve novela nas negociações. O treinador, que estava na seleção da Polônia, desembarcou no Brasil no início de janeiro.

Nos primeiros compromissos da equipe da Gávea em 2022, realizou diversas modificações e fez testes em busca do esquema ideal. Em meio ao rodízio e às avaliações, foi

derrotado, nos pênaltis, pelo Atlético-MG

na Supercopa do Brasil e foi

vice no Carioca

, o que rendeu críticas da torcida e até mesmo pedidos pela saída.

O descontentamento com a atuação da equipe gerou, inclusive, um

forte protesto na porta do Ninho do Urubu

há cerca de um mês. À época, Marcos Braz, vice-presidente de Futebol, e Bruno Spindel, diretor de futebol, reiteraram apoio ao treinador.

“Enxergamos um trabalho em construção, com a chegada de novas peças, até para adaptar ao que deseja o treinador. É um trabalho contínuo, que leva tempo de implementação. Em diversos momentos vimos o time organizado e mostrando as ideias. Temos total confiança de que o trabalho vai evoluir e dar resultado. Todos estamos frustrados com a Supercopa e Carioca. Vamos trabalhar nesta construção para buscar os títulos”, disse Spindel.

Da perda do título do Estadual até aqui, foram oito partidas, entre Brasileiro,

Libertadores

e

Copa do Brasil

, com cinco vitórias, dois empate, uma derrota e uma boa dose de inconstância. Para adicionar ainda mais fervura ao caldeirão, Jorge Jesus, em declarações ao colunista do

UOL Esporte

Renato Maurício Prado,

afirmou que gostaria de voltar ao clube

. As afirmações

caíram mal na Gávea

, mas o fantasma do Mister assombra o atual dono do posto.

Já em General Severiano, a trajetória de Castro é mais recente. Sonho de John Textor, investidor da SAF do Alvinegro, ele

chegou ao Brasil no fim de março

, após

passagem pelo Al Duhail, do Qatar

, e iniciou o trabalho junto ao elenco. O empresário até mesmo fez questão de estar presente na apresentação para prestigiar o profissional.

“O senhor à minha direita [Luis Castro] é incrivelmente talentoso, professor, tem uma reputação em construir divisões de base e a vida de jovens jogadores. Eu sempre soube que ele vinha para o Botafogo. Soube que tinha outro time interessado nele, mas sabia que ele era um escolhido. Sempre foi minha primeira escolha. Da defesa ao ataque, temos muito a aprender no futebol. Um homem como Luís Castro desenvolveu métodos de jogo e de ensinamento. Acredito que homens como Luís podem construir uma ponte no Brasil sobre o que pode dar certo”, afirmou.

O elenco sofreu uma remodelação após o Carioca, quando chegaram diversos reforços para todos os setores, incluindo algumas negociações que chamaram mais a atenção, como

a do volante Patrick de Paula

. A atividade no mercado da bola

entusiasmou os alvinegros

e a expectativa cresceu. Ciente de que os alvinegros querem bons resultados imediatamente, o português tenta administrar o sentimento:

“Temos que nos adaptar à nova realidade do Botafogo, de estádio cheio. Obrigado aos torcedores. Até nisso os jogadores precisam se adaptar. É fantástico o conforto que vem da torcida. Queremos muito dar resposta positiva e, às vezes, isso atrapalha os caminhos”

Em meio a essas modificações, Luís Castro ainda busca o esquema ideal. Até aqui, com ele à beira do gramado, foram quatro jogos, com três vitórias e um empate — a estreia da equipe treinada por ele foi na

derrota para o Corinthians

, mas

ele não pôde estar no banco por questões burocráticas

quanto à documentação.

Com a caminhada ainda nos primeiros passos, Castro já salientou que “resultados é que compram tempo”, e espera conseguir engrenar para ter uma tranquilidade maior. No lado rubro-negro, Sousa também convive com a necessidade de dar respostas rápidas para não ser vítima do imediatismo.


FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X BOTAFOGO


Competição

: Campeonato Brasileiro


Local

: Estádio Mané Garrincha, em Brasília


Dia

: 8 de maio de 2022, domingo


Horário

: 11h (horário de Brasília)


Árbitro

: Anderson Daronco (RS)


Assistentes

: Bruno Boschilia (PR) e Rafael da Silva Alves (RS)


VAR

: Daniel Nobre Bins (RS)


FLAMENGO

: Hugo, Pablo, David Luiz e Filipe Luís; Isla, João Gomes, Willian Arão e Bruno Henrique; Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.

Técnico

: Paulo Sousa


BOTAFOGO

: Gatito Fernández; Saravia, Kanu (Klaus), Victor Cuesta e Daniel Borges; Luís Oyama, Patrick de Paula e Chay; Gustavo Sauer, Erison e Victor Sá.

Técnico

: Luís Castro

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.