Notícias

Flamengo se aproxima de pontuação projetada


A Classificação Planejada projetou derrota do Flamengo na Vila Belmiro, mas errou. O Mengão sobe na tabela ao vencer o Santos. A vitória por 2 a 1 teve os gols marcados por Pedro e Gabigol. A partida aconteceu no último sábado (02), e o Rubro-Negro chega na sétima posição do Brasileirão.

Com 21 pontos, o Flamengo está perto da pontuação projetada. Baseado no antigo sistema de Rico Perrone, o Classificação Planejada projetava que o Mengão acumulasse 24 pontos nesta altura. A equipe já esteve mais distante da meta, e hoje está há apenas três pontos. Mas se vencer o Corinthians, pode chegar aos 24 pontos projetados. Isso porque o sistema prevê derrota do time para os paulistas, e se o Mengão vencer, alcança a projeção de pontos.

Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo

O sistema usa cálculos matemáticos para projetar resultados de jogos do Brasileirão. Além disso, a pontuação também pode ser projetada partindo destes resultados. As contas se alteram durante o curso do campeonato.

O que é a Classificação Planejada?

A Classificação Planejada prevê resultado Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A ideia é inspirada no que fazia Rica Perrone em seu site até 2019. Mas alguns critérios eram diferentes:

  • Um time deveria ganhar todas as partidas em casa, exceto os clássicos;
  • vencer dos “pequenos” fora;
  • empatar com os “médios” como visitante;
  • voltar para casa derrotado ao enfrentar os “grandes” longe de seus domínios;
  • meta de 74 pontos para chegar ao título.

Há algumas alterações para esses critérios do Rica. A pontuação para garantir o título é uma delas . Para uma equipe ser campeã, necessita conquistar um ponto a mais que o vice-campeão. O MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006. O valor encontrado foi de 68,9. Por isso, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada. Os cálculos do sistema valem para o jogo do Flamengo.

Outra mudança feita nesse sentido foi a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe. Isso baseado em quatro pilares.

  • Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
  • Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
  • Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
  • Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante

Próximo jogo do Flamengo

Antes do jogo contra o Corinthians, o Flamengo tem compromisso pela Libertadores. O jogo da copa é decisivo para a continuidade do clube no torneio. O Mengão enfrenta o Tolima nesta quarta-feira (06), no Maracanã. A partida acontece às 21h30 (Horário de Brasília).

O Mengo venceu na Colômbia por 1 a 0 com gol de Andreas Pereira. No entanto, o meia não estará no jogo de volta. Isso porque o atleta teve seu contrato por empréstimo encerrado e voltou para a Inglaterra.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.