Notícias

Flamengo: Renato faz longo desabafo contra arbitragem após tropeço e critica: ‘Erros fatais e inacreditáveis’


Técnico do Rubro-Negro cobrou esclarecimentos ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Leonardo Gaciba

Nesta segunda-feira (8) o


Flamengo


empatou em


2 a 2


com a lanterna do


Brasileirão




Chapecoense


, na Arena Condá, pela rodada 30,

e viu sua situação na briga pelo tricampeonato da competição ficar ainda mais difícil

. Após a partida, o técnico Renato Gaúcho fez um longo desabafo criticando a arbitragem do jogo e cobrou esclarecimentos ao presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Leonardo Gaciba.

Durante entrevista coletiva, o técnico do

Rubro-Negro

detonou a arbitragem por conta de dois lances, ambos envolvendo o atacante Gabigol. O primeiro, num suposto pênalti não marcado no camisa 9, e o segundo em relação a um impedimento marcado em lance, que segundo o treinador, o jogador não estava impedido.

“Amanhã vão falar que o Renato está dando desculpas porque não conseguimos vencer, concordo que cometemos alguns erros, é uma equipe [Chapecoense] que praticamente já estava rebaixada, sempre teve o nosso respeito, agora, mais uma vez, eu não gosto de falar de arbitragem, mas não dá mais para fugir. Os dois erros fatais que tiveram foi inacreditável. Cheguei agora no vestiário, e a primeira pergunta que fiz para as pessoas da comunicação é se o VAR estava presente. Não é possível o VAR não chamar o árbitro no pênalti no Gabriel. Ele esquece a bola, não sou eu que vou dar uma aula de arbitragem ou regras, mas eu leio o protocolo numa jogada dessas. O goleiro em momento algum procura a bola, no momento que ele leva o chapéu, ele agarra, derruba o Gabriel, é pênalti. É pênalti legítimo e cartão vermelho. O VAR não chamou. O VAR que tanto apita os jogos, não chamou o árbitro. Depois o Gabriel na minha frente, ele não tava impedido, eu grito para ele, ele recebe e parte. Aí temos um impedimento. Cadê o protocolo que até uma criança de cinco anos sabe? Tem que deixar a jogada terminar para o VAR revisar. Hoje, na pior das hipóteses, teria um impedimento muito duvidoso. Essas perguntas eu que tenho que responder”, começou por dizer.

Além dos erros cometidos pela arbitragem, Renato também questionou a escolha dos árbitros para o jogo do Flamengo. O treinador lembrou que Atlético-MG e Palmeiras tiveram árbitros Fifa escalados, enquanto os cariocas tiveram uma arbitragem de “segunda divisão”. Assim classificou o treinador.

“Aí eu pergunto: alguém vai perguntar para o Gaciba sobre esses erros? Por que não perguntam para ele o que ele acha desses erros, já que ele fala que o VAR tem 99% de chance de acertos. Alguém está sendo burro na história então. Ele é o chefe de arbitragem. Tem três equipes brigando pelo título: Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo. Jogo do Atlético-MG, um dos melhores ábitros brasileiros, Fifa, apitou o jogo deles. Jogo do Palmeiras, um dos melhores da América do Sul. Jogo do Flamengo, com todo respeito, arbitragem de segunda divisão. Ele tem que vir a público, Flamengo brigando pelo título. Eu não tenho nada contra a arbitragem, agora, por que dois jogos decisivos lá, árbitros Fifa, o nosso jogo o trio de segunda divisão. Aí deu nisso aí. Eu tenho minha culpa? Tenho. Os erros estão aí, até quando? Essas duas perguntas para o Gaciba, ele tem que vir falar, não pode ficar escondido o tempo todo. Agora, pelos erros, o Flamengo deixou mais dois pontos aqui. Eu pensei que não tivesse VAR no jogo, pior ainda, tinha VAR. O Flamengo deixou dois pontos aqui, segue a vida, o Gaciba não aparece. Bater no Renato é fácil, eu dou a cara a bater porque sou pago, o Gaciba também”, finalizou.

Com o resultado desta segunda pelo Brasileiro, o Flamengo foi a 54 pontos, caiu para 3º na tabela, perdendo a vice-liderança para o


Palmeiras


, e ainda viu sua distância para o líder isolado


Atlético-MG


subir para 11 pontos.

Agora, os cariocas voltam a campo nesta quinta-feira (11), às 19h, para compromisso contra o


Bahia


, no Maracanã, pela rodada 31.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.