Notícias

Flamengo de Dorival bate 70 e time decola na hora da decisão


3/8/2022 07:54

Flamengo de Dorival bate 70 e time decola na hora da decisão

Técnico Dorival Júnior atingiu 70% de aproveitamento e tem feito Flamengo apresentar atuações consistentes (Imagem: Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Após 2021 um tanto quanto frustrante, o Flamengo focou na pré-temporada em um técnico estrangeiro, trazendo o português Paulo Sousa ainda em clima saudoso do conterrâneo e multicampeão Jorge Jesus. No entanto, foi com um brasileiro e no meio de 2022 que o Rubro-Negro reencontrou o rumo e recuperou o protagonismo. A chegada de Dorival Júnior traçou novos caminhos para o elenco que pareceria já ter perdido a liga quando o antecessor estava no comando.

Até aqui são 16 jogos, equivalente a 70% de aproveitamento e com vitórias contundentes em partidas importantes sob o comando de Dorival, que precisou de pouco mais de 50 dias para arrumar a casa. Nas primeiras coletivas, o treinador reforçou que a principal missão era recuperar a confiança do time multicampeão. Sem perder muito tempo, trouxe à tona a boa fase do elenco e deu cara ao Flamengo que lembra às atuações de 2019.

LEIA TAMBÉM: Bom negócio? Fenerbahçe oferece jogador e compensação financeira para ter Pedro

Tomando todo um cuidado para não comparar seu trabalho ao de Paulo Sousa, Dorival Júnior detalhou as medidas que tomou para recolocar o Rubro-Negro nos trilhos.
“Nada do que fale, eu vá fazer uma comparação com o trabalho anterior. Respeito todo o trabalho. Quando você assume o clube, tem consciência do momento da equipe. Respeito os que estavam aqui”, iniciou, para depois complementar:

“Você dá um norte aos jogadores. Você mostra isso em vídeos, mensagens, movimentos e em campo. Isso é o trabalho tático. Natural que, com o calendário maluco, a dificuldade é muito grande. Mas todo tempo possível é aproveitado”, disse Dorival, em coletiva após vencer o Corinthians por 2 a 0, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores, antes de continuar:

“Eles perceberam coisas positivas. Nós fizemos ajustes, principalmente com o Arrascaeta, que é um jogador de grande nível. Se continuar jogando assim, sabemos que coisas incríveis acontecerão. É um trabalho em conjunto. Abordamos todos os aspectos possíveis para melhorar. Eles vêm acreditando, as coisas vêm se abrindo e mostramos apresentações como estamos mostrando.”

Dorival prefere ser cauteloso com o momento do Flamengo, mas demonstra felicidade com a obediência tática que a equipe tem apresentado:

“O momento ainda está se consolidando, ainda não é outro. Depende da nossa postura daqui para frente. O Arrascaeta disse algo importante: se não acreditam no que está sendo passado pelo treinador, a gente fica pelo caminho. Fico muito satisfeito porque todos os comportamentos pedidos, agressividade, foi trabalhado aos poucos e está gerando resultado”, finalizou.

Com o tempo, Dorival deixa explícito o ‘melhor Flamengo’ que vê à disposição. A escalação dita titular foi utilizada em cinco oportunidades: Corinthians, Athletico-PR, Juventude, Atlético-MG e Tolima. Curiosamente, a partida de ontem (2) foi a primeira desta formação como visitante. O saldo total é positivo com esta formação: quatro vitórias e um empate.

Foram alguns testes até que Dorival encontrasse o Flamengo ideal. Duplas de zagas foram utilizadas antes que David Luiz e Léo Pereira se consolidassem em boa fase. Nas laterais são feitos revezamentos: Rodinei ou Matheuzinho, Filipe Luís ou Ayrton Lucas. Em muitos momentos, o que faz o técnico definir é o calendário do futebol brasileiro. Dorival ‘olha para frente’ ao escalar a equipe e, basicamente, o time titular faz um jogo sim e outro não.

A primeira vez foi contra o Tolima e, na partida seguinte, foi poupado contra o Corinthians, pelo Brasileirão. Na sequência, encarou o Atlético-MG, pela Copa do Brasil, mas não jogou contra o Coritiba (Brasileiro). O time ideal voltou a campo contra o Juventude (Brasileiro) foi poupado contra o Avaí (Brasileiro) e retornou contra o Athletico-PR, pela ida das quartas do mata-mata nacional.

Antes de atuar contra o Corinthians, foi poupado contra o Atlético-GO. Cabe destacar que Dorival opta por revezar algumas peças ao invés dos 11 principais. Nestes momentos, os rodízios dos laterais e dos zagueiros e, além disso, alguns jogadores já ganharam oportunidade nessas alterações. Diego Ribas, Lázaro, Marinho e Victor Hugo foram titulares em alguns momentos.

Gabigol e Pedro ‘derrubam’ pergunta padrão

Durante muito tempo, os treinadores que passaram pelo Flamengo conviveram com uma pergunta padrão dos jornalistas: Gabigol e Pedro podem atuar juntos? E o técnico Dorival Júnior tem provado que sim. O treinador, aliás, já desembarcou no Ninho do Urubu com o discurso de que a dupla poderia dar certo no time titular, citando como já havia aproveitado Gabigol nos tempos de Santos.

É certo dizer que a junção dos atacantes entre os 11 também foi “facilitada” pela infeliz lesão de Bruno Henrique, que o tirou da temporada. Porém, é fato também que o treinador tem muitos méritos.

Num perfil mais de “garçom” e entrega ao jogo coletivo, saindo mais da área, Gabigol fez Pedro se destacar com gols e boas atuações. O camisa 9, no entanto, vinha incomodado com o jejum sem balançar as redes que já durava seis jogos, algo que foi encerrado com o gol feito ontem, o segundo da vitória por 2 a 0 sobre o Alvinegro paulista.

Durante o período de “seca”, Dorival fez questão de passar confiança a Gabigol, frisando que a bola iria entrar no momento que precisassem, o que de fato ocorreu.

Relembrando Paulo Sousa

A passagem do português durou quase seis meses com altas expectativas, que não resultaram em realidade dentro das quatro linhas. Com atuações abaixo do esperado e polêmica nos bastidores, Paulo Sousa deixou o Flamengo após 34 jogos e aproveitamento de 67%. O trabalho de Sousa, inclusive, foi lembrado por Arrascaeta em coletiva, após a vitória de ontem (2), que deixou o Rubro-Negro mais perto da semifinal da Libertadores.

“A gente vem em uma evolução muito boa. Entendemos muito rápido o trabalho do treinador, o que ele disse. Cada treinador tem sua forma de jogar. Com o Paulo não fizemos as coisas da maneira como deveria ou não deu certo, mas acontece no futebol, acontece com várias equipes. O mais importante é que a gente nunca desacreditou da força da equipe e foi fundamental todos entenderem a ideia nova. A gente está hoje colhendo os frutos do dia a dia”, comentou o camisa 14.

Flamengo, Dorival, bate, time, decola, hora, decisão


228 visitas – Fonte: Uol



VEJA TAMBÉM

“Está vindo para o Brasil”; setorista crava que após Oscar, Flamengo tem outra contratação ‘engatilhada’ para anunciar

Alvo do Flamengo, Oscar revela que pode treinar em clube do Brasil

“Avaliado em R 537 milhões”; Newcastle não para em Paquetá e fica encantado por meia do Flamengo

VEJA: Flamengo segue otimista por contratação de Wallace

CONFIRA: Contratação de Oscar volta à tona e novos bastidores animam Flamengo, garante jornalista

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.