Notícias

Finalizações, posse de bola, goleiros e jogadores mais decisivos: veja 12 rankings do 1º turno do Brasileirão


Com título simbólico do

Palmeiras

, o primeiro turno do Brasileirão 2022 terminou na noite da última segunda-feira. Aproveitando esse marco, a equipe do

Espião Estatístico

traz 12 rankings com os principais destaques da competição.

É hora de descobrir, por exemplo: quais jogadores e times mais finalizam; que equipes preferem manter a posse de bola; quem é o jogador que levou menos minutos para fazer um gol; o atleta que suportou mais tempo em campo ao longo das 19 rodadas; os goleiros e jogadores mais decisivos; os que mais bloqueiam finalizações e muito mais.

 — Foto: Infoesporte
1 de 21 — Foto: Infoesporte

— Foto: Infoesporte


Jogadores e equipes que mais finalizam

O Palmeiras, líder do Brasileirão com quatro pontos de vantagem sobre o

Corinthians

, é também a equipe que mais finaliza no campeonato. Os comandados de Abel Ferreira buscam o gol incessantemente com uma média de 17,4 arremates por partida após 19 rodadas. Afinal quem não chuta, não vence. Mas será mesmo?

Se a ordem no Verdão é abriu, chutou, há uma orientação alternativa pelos lados do Parque São Jorge. O vice-líder Corinthians é justamente a equipe que menos finalizou na primeira metade do campeonato. E, quando o faz, tem o hábito de ser certeiro. Estratégias diferentes para duas equipes que se destacam na temporada.

Confira o ranking completo abaixo.

Confira o ranking de finalizações do Brasileirão 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico
2 de 21 Confira o ranking de finalizações do Brasileirão 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico

Confira o ranking de finalizações do Brasileirão 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico

Naturalmente, o time que mais finaliza tem também o chuta-chuta do Brasileiro, Gustavo Scarpa. O meia alviverde finalizou 64 vezes sem se importar se o jogo é no Allianz Parque ou em território adversário. Pintou a chance, ele arrisca. Com isso, já conseguiu quatro gols na competição, sendo que o último foi na

importante vitória por 1 a 0

sobre o

América-MG

, no Independência, que assegurou o título simbólico do primeiro turno.


+ Confira a artilharia e a classificação do Campeonato Brasileiro

Artilheiro do Brasileirão, Germán Cano, do

Fluminense

, segue Scarpa de perto entre os principais finalizadores com 59 tentativas e 12 gols. Assim como Hulk, campeão e craque do campeonato em 2021 pelo

Atlético-MG

, que realizou 56 arremates, sendo que sete deles se transformaram em gols. Veja o Top-10 daqueles que mais concluem em gol.

Gustavo Scarpa é o jogador que mais finaliza no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico
3 de 21 Gustavo Scarpa é o jogador que mais finaliza no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Gustavo Scarpa é o jogador que mais finaliza no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Times com maior percentual de posse de bola

Fernando Diniz exige posse de bola do Fluminense — Foto: Marcos Ribolli / ge
4 de 21 Fernando Diniz exige posse de bola do Fluminense — Foto: Marcos Ribolli / ge

Fernando Diniz exige posse de bola do Fluminense — Foto: Marcos Ribolli / ge

Valorizar a posse de bola aparece na filosofia de alguns dos principais treinadores do futebol brasileiro. Um dos exemplos mais marcantes da atual geração de técnicos é Fernando Diniz, treinador do Fluminense, que aparece justamente na primeira posição do ranking entre todos os times do Brasileirão, com uma média de 56,8% de posse de bola por jogo.

Em seguida, Atlético-MG (56,1%) e

Flamengo

(54,2%) são os que ficam mais tempo com a bola e ocupam as 2ª e 3ª posições, respectivamente. Quando Abel Ferreira chegou ao Palmeiras optou muitas vezes por jogar no contra-ataque, mas isso foi mudando e, no atual Brasileirão, sua equipe aparece na quarta posição, com 53,2%. O

Goiás

é o time que menos teve a bola ao longo do primeiro turno, com uma média de apenas 44% do tempo por jogo.

Ranking dos times por posse de bola no Brasileiro — Foto: Espião Estatístico
5 de 21 Ranking dos times por posse de bola no Brasileiro — Foto: Espião Estatístico

Ranking dos times por posse de bola no Brasileiro — Foto: Espião Estatístico


Defesas difíceis quando o time estava vencendo por um gol ou empatando

Cássio vive ótima fase no Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli
6 de 21 Cássio vive ótima fase no Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli

Cássio vive ótima fase no Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli

Cássio é considerado por muitos o maior goleiro da história do Corinthians e também já teve que enfrentar críticas severas, mas acaba sempre se recuperando. Suas atuações no Brasileirão 2022 ajudam a explicar a vice-liderança alvinegra, já que ele é o goleiro mais decisivo do campeonato até o momento, com 55,6% de índice de defesas decisivas – defesas difíceis quando seu time estava empatando ou vencendo por um gol de diferença. Ou seja, aquelas intervenções que ajudam o time a garantir os pontos que estão sendo conquistados na partida. Foram 19 defesas difíceis no total, sendo 10 decisivas que garantiram a vantagem ou o empate no placar e oito gols sofridos que alteraram o placar para empate ou derrota.

No

Avaí

, o campeonato começou com Douglas Friedrich como titular, Vladimir foi aproveitando as chances surgidas com um índice de 55% de defesas decisivas em nove partidas. Douglas deixou o clube catarinense, e Vladimir assumiu de vez a posição, sendo que seu melhor desempenho em defesas difíceis vem ajudando a manter o Leão com chances de permancecer na Série A em 2023. No total, o goleiro que mais tem defesas difíceis no Brasileiro, com 24, é Gatito Fernández, do

Botafogo

. O paraguaio fecha o Top-3 com eficiência de 48% nos lances decisivos.

Líder do Brasileirão e convocado constantemente para a seleção brasileira, Weverton também tem bom desempenho, com 47,1% de eficiência nos lances capitais. A melhor defesa do campeonato, que sofreu apenas 13 gols, ajuda bastante, mas, quando exigido, o goleiro do Palmeiras contribuiu para garantir vitórias e empates da equipe alviverde, disparada na primeira posição ao fim do primeiro turno.

*Número de defesas difíceis dividido pela soma dessas defesas com os gols sofridos quando o time vencia por um gol ou empatava — Foto: Espião Estatístico
7 de 21 *Número de defesas difíceis dividido pela soma dessas defesas com os gols sofridos quando o time vencia por um gol ou empatava — Foto: Espião Estatístico

*Número de defesas difíceis dividido pela soma dessas defesas com os gols sofridos quando o time vencia por um gol ou empatava — Foto: Espião Estatístico


Quem deu assistência ou fez gol quando o time perdia por um gol ou empatava

Pedro Raul é destaque do Goiás no Brasileirão 2022 — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.
8 de 21 Pedro Raul é destaque do Goiás no Brasileirão 2022 — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Pedro Raul é destaque do Goiás no Brasileirão 2022 — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Com quem você contaria em um momento crítico da partida? O ranking de atletas decisivos traz os jogadores que mais contribuem com gols ou assistências quando a equipe está perdendo por um gol de diferença ou empatando.

Nessa seara, Pedro Raul é o principal nome do Brasileirão 2022, com dez participações decisivas para o Goiás na competição. São nove gols do centroavante e uma assistência que ajudaram a melhorar a situação do placar para o time esmeraldino naquele respectivo momento da partida.

Calleri aparece na sequência, com nove lances decisivos – oito gols decisivos e uma assistência. Gustavo Scarpa fecha o Top-3 do ranking, com oito participações – dois gols e seis assistências. O meia do Palmeiras lidera em passes para gols que mudaram, naquele instante, a situação do placar – seja empatando o confronto ou colocando a equipe à frente do marcador.

Jogadores que fazem gols ou dão assistência em momentos decisivos — Foto: Espião Estatístico
9 de 21 Jogadores que fazem gols ou dão assistência em momentos decisivos — Foto: Espião Estatístico

Jogadores que fazem gols ou dão assistência em momentos decisivos — Foto: Espião Estatístico

Quem mais deu passes para finalizações de companheiros

Arrascaeta é um dos jogadores mais solidários do campeonato — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
10 de 21 Arrascaeta é um dos jogadores mais solidários do campeonato — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Arrascaeta é um dos jogadores mais solidários do campeonato — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Desde o início da carreira que a especialidade de Gustavo Scarpa, do Palmeiras, é a preparação de jogadas, e neste ano ele está disparado como o mais solidário do Brasileirão com 58 assistências para finalizações contra 38 de Arrascaeta, do Flamengo, segundo colocado na estatística e destacado na foto porque Scarpa é também o atleta que mais finalizou no Brasileirão. Principal garçom da competição com sete assistências para gols, Scarpa se destaca na participação em jogadas aéreas: participou de 42 lances finalizados pelos companheiros em que a bola viajou pelo alto, e em seis dessas oportunidades, a bola foi para o fundo da rede.

Arrascaeta vem sendo mais equilibrado dividindo suas 38 assistências em 19 rasteiras e 19 aéreas que resultaram em 6 gols. Se o Flamengo não faz mais gols com seus passes e cruzamentos açucarados, a culpa certamente não é do uruguaio. Vina segue como referência no

Ceará

com 37 assistências para finalizações, empatado com Ganso, que se reinventou no Fluminense nesta temporada, com a ajuda do técnico Fernando Diniz, para se recolocar como um dos principais armadores do país.

Solidários do Brasileiro 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico
11 de 21 Solidários do Brasileiro 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico

Solidários do Brasileiro 2022 ao fim do turno — Foto: Espião Estatístico

Quem precisou de menos tempo para fazer gol

Artilheiro do campeonato, Cano é o segundo do ranking dos que precisam de menos tempo em campo para fazer um gol — Foto: André Durão
12 de 21 Artilheiro do campeonato, Cano é o segundo do ranking dos que precisam de menos tempo em campo para fazer um gol — Foto: André Durão

Artilheiro do campeonato, Cano é o segundo do ranking dos que precisam de menos tempo em campo para fazer um gol — Foto: André Durão

Alerrandro é o atleta que precisa de menos tempo para balançar as redes no Brasileirão 2022. Com cinco gols em 13 jogos até aqui, o atacante do

Bragantino

anota um gol a cada 136 minutos em campo.

Com apenas dois minutos a mais de média, Germán Cano aparece em segundo lugar no ranking. O artilheiro isolado do Brasileirão vive ótima fase pelo Fluminense e precisou de uma média de apenas 138 minutos para marcar cada um de seus doze gols no torneio. Pedro Raul, do Goiás, é o terceiro, com uma diferença de apenas um minuto para o argentino: são 139 minutos para cada bola na rede.

Jogadores que precisam de pouco tempo em campo para balançar as redes — Foto: Espião Estatístico
13 de 21 Jogadores que precisam de pouco tempo em campo para balançar as redes — Foto: Espião Estatístico

Jogadores que precisam de pouco tempo em campo para balançar as redes — Foto: Espião Estatístico

Quem mais bloqueia finalizações adversárias

Eduardo Bauermann cresceu entre os maiores bloqueadores de finalizações rivais — Foto: Ivan Storti/Santos
14 de 21 Eduardo Bauermann cresceu entre os maiores bloqueadores de finalizações rivais — Foto: Ivan Storti/Santos

Eduardo Bauermann cresceu entre os maiores bloqueadores de finalizações rivais — Foto: Ivan Storti/Santos

Uma das chaves para o sucesso do setor defensivo do

Santos

, segunda defesa menos vazada do Brasileirão com 16 gols sofridos, está em Eduardo Bauermann. O zagueiro de 26 anos foi quem mais bloqueou finalizações dos adversários poupando trabalho para o goleiro João Paulo.

No último levantamento feito pelo Espião Estatístico em maio deste ano

, Bauermann não aparecia entre os 15 principais nomes da categoria, o que mostra sua evolução nos últimos meses.

Anjos da guarda — Foto: Espião Estatístico
15 de 21 Anjos da guarda — Foto: Espião Estatístico

Anjos da guarda — Foto: Espião Estatístico

Jogadores de linha que atuaram por mais minutos

Kevin em ação pelo Avaí no Brasileirão 2022 — Foto: Frederico Tadeu/Avaí
16 de 21 Kevin em ação pelo Avaí no Brasileirão 2022 — Foto: Frederico Tadeu/Avaí

Kevin em ação pelo Avaí no Brasileirão 2022 — Foto: Frederico Tadeu/Avaí

Um campeonato de 38 rodadas precisa de resistência. Entre os jogadores de linha na lista dos que mais jogaram na primeira metade do Brasileirão, Kevin, do Avaí, é o líder. O lateral direito esteve em campo por 1.854 minutos ou 30h54min. Ele foi o único jogador de linha a superar a marca de 30 horas de atuação e é o quinto no ranking geral, ficando atrás apenas de quatro goleiros (Fábio, Everson, Tadeu e Bento).

Nomes de destaque do Campeonato Brasileiro de 2022 também aparecem no Top-10 da categoria: o zagueiro Eduardo Bauermann, do Santos, que atuou em 17 partidas, sempre como titular, somando 1.688 minutos em campo. O artilheiro Cano atuou em todas as 19 partidas do Fluminense, sendo titular em 18 jogos, e somou 1.658 minutos.

Defensores predominam entre os jogadores de linha com mais tempo em campo — Foto: Espião Estatístico
17 de 21 Defensores predominam entre os jogadores de linha com mais tempo em campo — Foto: Espião Estatístico

Defensores predominam entre os jogadores de linha com mais tempo em campo — Foto: Espião Estatístico

Goleiros que permaneceram mais tempo em campo

Fábio defendeu a meta tricolor nos 19 jogos do primeiro turno do Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli
18 de 21 Fábio defendeu a meta tricolor nos 19 jogos do primeiro turno do Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli

Fábio defendeu a meta tricolor nos 19 jogos do primeiro turno do Brasileirão 2022 — Foto: Marcos Ribolli

A posição de goleiro demanda confiança de time, treinador e torcida. Por isso, trocas no gol ao longo de um campeonato são pouco comuns, e quando um goleiro encaixa boas atuações na meta, a tendência é que permaneça no time titular. No Brasileirão 2022, quatro goleiros não largam mão do 11 inicial, sobrevivendo às temidas lesões e sendo utilizados mesmo quando o time de linha é poupado. São os casos de Fábio, Everson, Tadeu e Bento – todos com 100% do tempo em campo de seus clubes ao longo das 19 partidas do torneio.

Diante disso, a maior minutagem variou de acordo com os acréscimos dos jogos. Aos 41 anos, Fábio lidera o ranking, com 1.896 minutos pelo Fluminense, seguido de Everson, que atuou apenas sete minutos a menos no Atlético-MG. Tadeu, por sua vez, somou 1.887 minutos pelo Goiás, enquanto Bento, de apenas 23 anos, emplacou 1.874 minutos à frente da meta do

Athletico-PR

.

Goleiros com mais minutagem no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico
19 de 21 Goleiros com mais minutagem no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Goleiros com mais minutagem no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Jogadores e equipes que mais fazem faltas

O Goiás é a equipe mais faltosa do campeonato. Em 19 partidas, os jogadores esmeraldinos cometeram 294 infrações contra equipes adversárias, atingindo a média de 15,5 faltas por jogo. Já na outra ponta do ranking, a equipe que menos fez faltas no primeiro turno foi o

Coritiba

. O Coxa cometeu 214 faltas na primeira metade do Brasileirão, atingindo uma média de cerca de 11,2 infrações do tipo por partida.

Ranking de faltas do Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico
20 de 21 Ranking de faltas do Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Ranking de faltas do Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Entre os jogadores que atuaram em no mínimo 8 partidas, o volante Rodrigo Fernández, do Santos, lidera o ranking. Ele cometeu 44 faltas em 16 jogos, atingiu uma média de 2,75 faltas por jogo e é responsável por mais de 17% das infrações do tipo cometidas por sua equipe no Campeonato Brasileiro. Richard Coelho e Richardson, do Ceará, também estão no Top-10 da categoria. Com os números somados, a dupla de volantes do Vozão já cometeu 66 faltas e é responsável por 24% das infrações da equipe no primeiro turno do Brasileirão.

Jogadores mais faltosos até o momento no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico
21 de 21 Jogadores mais faltosos até o momento no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

Jogadores mais faltosos até o momento no Brasileirão 2022 — Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Leonardo Martins, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.