Notícias

Evolução sem bola pode facilitar encaixe de Cebolinha no Flamengo


Banner Douglas Fortunato

Após mais de um mês contratado, finalmente Everton Cebolinha fará sua estreia pelo Flamengo nesta quarta-feira (20) contra o Juventude.

Nesse sentido, onde o atacante se encaixará no atual esquema de Dorival Jr.? O treinador precisa mudar de esquema para escalá-lo?

Leia mais: Análise: Como Arturo Vidal pode ‘substituir’ Arrascaeta no Flamengo?

Como o jogador atuou no Benfica?

Enquanto pelo Grêmio o jogador atuou majoritariamente como ponta-esquerda do 4-2-3-1 de Renato Gaúcho, por outro lado foi escalado em posições diferentes em Portugal. Com Jorge Jesus, Cebolinha iniciou sua trajetória no Benfica atuando pelo lado esquerdo do 4-1-3-2/4-4-2.

Em um modelo semelhante ao que o Mister utilizou em 2019 no Flamengo, Everton ocupava o espaço onde normalmente Arrascaeta se posicionava em campo. Com bola, os atletas possuem características distintas. O uruguaio é um meia de associação e chegada na área, já o brasileiro é um ponteiro rápido que busca o confronto individual.

Mas defensivamente os atletas contribuíram de forma mais semelhante. Em bloco médio/alto, a dupla pressionava o lateral adversário, cobrindo tanto a bola para passes verticais, quanto eventuais progressões do opositor. Everton evoluiu bastante esse indicador em Lisboa.

Com resultados ruins e a pressão dos adeptos benfiquistas, Jesus alterou a estrutura da equipe a fim de modificar o desempenho da equipe. O português passou a utilizar o 3-5-2 como esquema-base. Everton passou a ter menos oportunidades, por vezes atuando como ala pela esquerda como um substituto de Grimaldo.

Por vezes, também era usado como um atacante, ao lado de Darwin Nuñez.

Por fim, nos seus últimos meses pela equipe lusitana sem Jesus, o técnico interino Nelson Veríssimo escalou Cebolinha como um dos meias do 3-4-2-1 . Deste modo o atleta atuou de forma mais centralizada, visto que a amplitude pelo lado esquerdo era dada pelo lateral Grimaldo.

Como Cebolinha pode atuar no Flamengo?

À primeira vista, Dorival Jr. poderia utilizar o 4-3-3 para encaixar Everton Cebolinha em sua posição de origem, a ponta-esquerda. Assim como em alguns jogos onde o treinador utilizou uma equipe mista pelo Brasileirão, Vitinho e Lázaro já foram testados na posição.

Contudo, pensando na manutenção do 4-4-2 losango, algumas possibilidades surgem para o encaixe do atacante. Num primeiro momento, naturalmente é mais fácil enxergá-lo como um atacante a frente de Arrascaeta e ao lado de Gabi ou Pedro.

Bem como um encaixe mais arrojado, ao invés de atuar mais próximo do gol, Everton pode atuar como o “volante” pela esquerda do losango no meio-campo. Essa projeção já foi feita pelo @FalsoNove2 em seu vídeo analisando o atleta.

Dado a evolução sem bola que apresentou no futebol europeu, é plausível imaginar que o jogador possa realizar as coberturas individualizadas pelo corredor lateral destinada para a posição no modelo de jogo de Dorival em bloco alto.

Ofensivamente, a equipe ganharia muita profundidade pelo lado esquerdo com os acionamentos de Cebolinha pelo setor. Como também se associar com Arrascaeta e Pedro, gerando volume ofensivo em construções mais curtas.

Com isso, o Flamengo teria um ataque mais equilibrado, dado o lado direito já possuir bastante volume com Rodinei, Everton Ribeiro e Gabi.

Além disso, em bloco médio/baixo é possível imaginar o Flamengo numa espécie de 4-1-3-2 com Cebolinha cobrindo de fato o lado do campo e Arrascaeta como um “volante mais avançado”.

Cebolinha como ala?

Num contexto de maior necessidade de coberturas defensivas, Everton poderia ser posicionado de forma ainda mais recuada e formando uma linha de cinco defensiva junto de Rodinei pelo lado direito.

Dessa forma, o trio de frente seguiria com dinâmicas parecidas com as utilizadas quando pressionam os adversários mais a frente do campo. Todavia, exigiria muito capacidade física dos volantes a frente de Arrascaeta para cobertura de espaços no corredor central.

Enfim, Everton Cebolinha chega para dar opções a Dorival Jr. no setor ofensivo rubro-negro. Sua evolução defensiva atuando no Velho Continente pode facilitar encaixes e tornar o Flamengo ainda mais letal!

Siga Douglas Fortunato no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.