Notícias

Especialista revela prós e contras de Flamengo virar SAF no futuro


Nesta quinta-feira (29), Raphael Paçó, advogado especializado em direito desportivo, foi entrevistado pelo portal iG Esporte e falou sobre o movimento de diversos clubes do futebol brasileiro optando pela SAF. Ou seja, Sociedade Anônima do Futebol. No entanto, Paçó salientou que o modelo não é garantia de sucesso e citou o Flamengo como exemplo.

”Falando de clubes de massa, com quadro de associados muito grandes, conselho deliberativo e etc, o processo de aprovação da criação de uma SAF é muito burocrático e demorado. Por essa razão é que, dos times ditos ‘grandes’, poucos foram os que já seguiram no modelo. E esses são somente aqueles que não tinham mais condição financeira nenhuma de manter suas atividades, ou seja, os que estavam com a ‘corda no pescoço’. Esse fato facilita muito a aprovação desse modelo diante da burocracia imposta pela estrutura interna destes clubes”, disse o advogado.

Em seguida, Raphael elogiou a saúde financeira do Flamengo. Para ele, o Rubro-Negro não necessita de uma mudança desta magnitude em seu estatuto.

“Em relação ao Flamengo, trata-se de um caso especial. Hoje em dia o Flamengo não precisa de uma SAF. O clube está com as contas em dia, dívida equacionada e tem dinheiro para investimentos esportivos. Tudo isso por causa da mudança de mentalidade na gestão do clube”, explica o doutor.

Outro que concorda com a visão do advogado é Thiago Scuro, CEO do Red Bull Bragantino. Conforme dito pelo executivo, comprar o Mais Querido é inviável atualmente: ”Não dá para comprar o Flamengo”, cravou ao Flow Sports Club.

Após elogiar o Flamengo, Raphael Paçó faz alerta sobre SAF

Por fim, o advogado deixou claro que a SAF não é a salvação de clubes brasileiros. Na visão do especialista, a organização é chave para o crescimento econômico e esportivo das instituições, independente do modelo.

”Precisamos entender que o modelo de SAF não é a “bala de prata” para todos os problemas do futebol brasileiro. O que já está mais do que comprovado que o que muda o patamar de um time, além de investimentos, é a organização da gestão sob todos os aspectos”, concluiu.

Siga Yago Martins no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.