Notícias

Em média, Flamengo 22% do time desfalcado na Libertadores


Everton Ribeiro em Flamengo x Talleres – Foto: Marcelo Cortes

O GLOBO: Por Diogo Dantas

O quebra-cabeça montado por Paulo Sousa a cada partida do Flamengo é complexo mesmo em jogos de Libertadores, competição para a qual o clube sempre prioriza sua força máxima. Hoje, 19h, contra o Talleres, na Argentina, pela quarta rodada do grupo H, a equipe terá o maior número de desfalques, oito no total. A média é de 22% do elenco fora de ação por questões físicas no torneio, e ausências crescentes desde a estreia.

O problema, decorrente do excesso de jogos, que tem causado algumas lesões musculares, mas também muitas por trauma, ainda é minimizado pelos reforços trazidos para esta temporada, que fazem o grupo de até 15 titulares rodar entre as partidas mais importantes sem tanto prejuízo. E também a presença maior de jovens da base.

Depois de Pablo, é a vez de Ayrton Lucas debutar entre os relacionados. Reforços do começo do ano, Marinho fraturou a costela e está fora, assim como Fabrício Bruno, com problema no dedão do pé. É um dos quatro zagueiros ausentes.

Rodrigo Caio, ainda aprimorando a parte física, Gustavo Henrique, com lesão muscular, e Léo Pereira, com problema semelhante, são os demais.

Desde o jogo com o Sporting Cristal há variações na linha defensiva. Desta vez, Paulo Sousa terá a volta de David Luiz ao lado de Pablo e Filipe Luís. Arão deve retornar ao meio ao lado de Gomes ou Thiago Maia. O quarteto ofensivo, com Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, é o setor que permanece intacto. Os quatro se repetem desde a segunda partida da Libertadores.

Na estreia, o Flamengo passou sem levar gols. Em seguida, levou um. E no último jogo, dois. Tem 100% de aproveitamento e persegue o recorde de pontos que alcançou em 2007, 16 em seis jogos. Depois de atuar na Argentina, tem duas partidas no Rio.

Nas três rodadas até aqui, foram cinco, seis e sete desfalques, respectivamente. Por outro lado, o treinador ganhou mais opções, e chamou a garotada. No segundo jogo, o zagueiro Cleiton e o meia Matheus França, que subiram este ano, mas jogam no sub-20 às vezes, foram acionados. Em seguida, o lateral Wesley e o volante Daniel Cabral apareceram. Agora, o meia Victor Hugo e o zagueiro Cleiton.

Com Brasileiro e Copa do Brasil em disputa, os jovens devem aparecer cada vez mais. E tentar trilhar o caminho de Hugo, Gomes e Lázaro, que já se firmaram.

Veja as escalações do Flamengo na Libertadores

Sporting Cristal: Hugo, Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz, Filipe Luís; Arão, Thiago Maia, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro; Bruno Henrique, Gabigol

Talleres: Santos, Arão, David Luiz, Filipe Luís; Matheuzinho, Thiago Maia, João Gomes, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, BRuno Henrique, Gabigol.

Católica: Santos, Pablo, Filipe Luís, Isla, João Gomes, Thiago Maia, Éverton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabigol.

Provável time contra o Talleres: Santos, Pablo, David Luiz, Filipe Luís; Isla, Arão, João Gomes, Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabigol.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.