Notícias

Dorival chega a 20 jogos no Flamengo com aproveitamento melhor que o de Jorge Jesus


Já se passaram três anos desde que Jorge Jesus comandou o time do Flamengo que venceu taças e encantou com a beleza do jogo, mas até hoje há quem sinta saudades do rubro-negro de 2019. Mas o treinador Dorival Júnior, que assumiu a equipe em 11 de junho, está trazendo de volta uma alegria esquecida pelo torcedor. Em 20 jogos, ele já supera uma das marcas do português: são 76,6% de aproveitamento contra 70%.

Os números representam 15 vitórias, quatro derrotas e um empate desde que começou a dirigir o clube há pouco mais de dois meses. O começo não foi bom: no primeiro jogo, O Flamengo por 3 a 1 para o Internacional foi um balde de água fria no trabalho que estava por vir, e Dorival ainda encadeou mais duas derrotas seguidas para o rival Atlético-MG. A situação começou a melhorar a partir daí, e desde então, em 17 jogos comandados pelo novo treinador, Dorival só perdeu mais uma vez — quando a equipe estava mista, e pela infelicidade de um gol contra.

O que ajudou Dorival a ganhar confiança foi o bom desempenho nas Copas: na Libertadores, a classificação diante do Tolima na goleada por 7 a 1 e a a chegada à mais uma semifinal, deixando o Corinthians para trás, inflamaram os ânimos dos rubro-negros e o treinador caiu nas graças da torcida. Ao conseguir colocar Pedro e Gabigol jogando juntos, esquema tático que nenhum dos torcedores fez, Dorival estabeleceu um novo elenco ofensivo para o Flamengo, mesmo com a saída de jogadores na área da criação, como Willian Arão e Andreas Pereira. Na Copa do Brasil ainda deixou no caminho o Atlético-MG, superando o fantasma das duas derrotas em noite de “inferno” rubro-negro, e agora chega ao seu quarto resultado positivo em mata-mata, batendo o Athletico-PR de Felipão.

Se nas Copas Dorival está indo bem, no Brasileirão não é diferente. Quando assumiu o comando, na 11ª rodada, o Flamengo somava apenas 12 pontos e 3 vitórias na competição, ocupando a 14ª classificação. De lá para cá, os triunfos consecutivos — o rubro-negro não perde no torneio nacional há fizeram o clube subir 12 posições em dois meses e hoje ocupar a vice-liderança, nove pontos abaixo do líder Palmeiras. No domingo, os dois primeiros classificados se enfrentam em um jogo de seis pontos que pode mudar o curso do Brasileirão.

Também em 20 jogos, Jorge Jesus teve 12 vitórias, seis empates e duas derrotas. Na Libertadores, o time comandado pelo português não perdeu na competição, estatística que Dorival também mantém. O que pesa a favor do brasileiro é a classificação sobre o Athletico nas quartas de final da Copa do Brasil, situação que também ocorreu com Jorge Jesus, mas na ocasião o Furacão levou a melhor em uma disputa de pênaltis e avançou, conquistando mais tarde o troféu.

Desde a saída de Jorge Jesus, em maio de 2020, o Flamengo teve seis treinadores à frente da equipe. Nas 20 primeiras partidas, quem lidera o aproveitamento é Renato Gaúcho, com 83,3% de aproveitamento. Em seguida, vem Dorival, Jesus, Paulo Sousa (68,3%) e Domenect Torrent (66,6%). Apesar de ter ganhado dois títulos do Brasileirão, Rogério Ceni foi quem começou pior: conquistou apenas 53,3% dos pontos disputados, com 10 vitórias, 5 empates e 5 derrotas.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.