Notícias

Desconfiança é superada com gols, que levam artilheiro do Grêmio Prudente à base do Flamengo


A trajetória do jovem centroavante João Paulo, entre outras coisas, mostra que o futebol brasileiro precisa virar a página também quando o assunto é uma eventual desconfiança acerca do talento de seus descendentes orientais. Mas esse é só um ponto do caminho já percorrido pelo garoto, responsável por chamar a atenção do Flamengo ao ser destaque no Grêmio Prudente, pelo Paulista Sub-15.

Quem detalhou mais a história da promessa é o pai, Junio Cotica. Na semana passada, ele esteve com o filho no Rio de Janeiro, visando aos acertos finais. Já nesta semana, ele celebra o começo do garoto junto à categoria sub-15, na tradicional equipe do país. Situação sonhada, até certo ponto projetada, mas pouco palpável até o início desta temporada.

Neste ano, João Paulo ganhou projeção ao defender o Grêmio Prudente no Paulista Sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
1 de 3 Neste ano, João Paulo ganhou projeção ao defender o Grêmio Prudente no Paulista Sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Neste ano, João Paulo ganhou projeção ao defender o Grêmio Prudente no Paulista Sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

No Paulista Sub-15 deste ano, João Paulo balançou as redes 11 vezes, em seis partidas com a camisa do time do Oeste Paulista. E o desempenho fez o centroavante dar um passo a mais no sonho de chegar a uma equipe tão expressiva do cenário nacional.

– Também ficamos surpresos. É claro que, com a chance no Grêmio Prudente para jogar o Paulista, tínhamos novos objetivos. Mas existem objetivos alcançáveis em um momento, e outros que podem demorar mais. Era um sonho chegar a um time de expressão como o Flamengo, mas não sei se era esperado assim tão rápido – comentou Junio.

Por parte do pai, João Paulo leva o sobrenome Cotica, justificado pela origem italiana do corretor de imóveis, em Maringá (PR). Da mãe, veio o primeiro sobrenome, Hidaka, e os traços que venceram qualquer desconfiança. E isso desde muito cedo.

– Não acredito (em um eventual preconceito perguntado) de forma explícita. É algo mais implícito, mas que ainda existe. Abertamente, de fato, ninguém fala. Mas, sim, por ele ser mestiço, teve que vencer certa desconfiança, já que a grande maioria de jogadores brasileiros é de outras etnias. E ele mostrou que tem muita garra.


+ Veja como o Flamengo descobriu a promessa

Ao lado da família, jovem ex-Grêmio Prudente assinou com o Flamengo — Foto: Instagram do Grêmio Prudente/Reprodução
2 de 3 Ao lado da família, jovem ex-Grêmio Prudente assinou com o Flamengo — Foto: Instagram do Grêmio Prudente/Reprodução

Ao lado da família, jovem ex-Grêmio Prudente assinou com o Flamengo — Foto: Instagram do Grêmio Prudente/Reprodução

João Paulo começou em um projeto social, no interior do Paraná. Já no início, obteve destaque em avaliações e, como relembrou o pai, passou a ser monitorado por grandes equipes de São Paulo e do Sul do país. Em 2021, ele passou um período no Trieste, time formador de Curitiba (PR). Nesses anos, o garoto ainda experimentou outras posições, porém viu que sua vocação era mesmo para fazer gols.

Em Curitiba, conheceu dois atletas do Oeste Paulista, e os novos amigos o indicaram para Luis Felipe, técnico do sub-15 Grêmio Prudente na atual temporada. Antes de passar nos testes em Presidente Prudente, o ano passado foi marcado pela artilharia em um torneio regional, ao voltar para Maringá.

– O João Paulo vem se desenvolvendo. E essa passagem pelo Grêmio Prudente ajudou muito. Ele foi acolhido, e toda a atenção, estrutura dadas a ele contribuíram.

Em seis jogos, centroavante marcou 11 gols no estadual da categoria sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente
3 de 3 Em seis jogos, centroavante marcou 11 gols no estadual da categoria sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

Em seis jogos, centroavante marcou 11 gols no estadual da categoria sub-15 — Foto: Murilo Aguilar/Grêmio Prudente

No Rio de Janeiro, João Paulo tem a companhia da mãe, enquanto o pai ainda cumpre compromissos profissionais e cuida da outra filha do casal, no interior paranaense. O pai ressaltou a necessidade de conter maiores projeções agora, sobretudo para evitar qualquer pressão. Entretanto não esconde que os sonhos cruzaram divisas e ganharam maiores proporções ao deixarem o interior de São Paulo.

– É o sonho dele. E a gente sabe que ele fará de tudo para ser só o começo.


+ Fique por dentro de mais novidades sobre o ex-time de João Paulo

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.