Notícias

Custo-benefício de Oscar vale a pena para o Flamengo? Colunistas opinam


O

Flamengo

trabalha para contar com Oscar ao menos até dezembro de 2022. O meia do Shanghai Port foi liberado para ficar no Brasil por questões pessoais e agora, junto de seu staff, mantém conversas com o clube chinês para conseguir

acertar o seu empréstimo para o Fla

.

Conforme mostrou a

coluna do Rafael Reis

, o meio-campista de 30 anos recebe na China 24 milhões de euros por ano (sem contar bonificações e prêmios por objetivos atingidos), o que equivale a um salário mensal de R$ 10,7 milhões.

Dono do décimo maior salário do planeta, Oscar, obviamente, teria de se adequar à realidade financeira do

futebol

brasileiro e diminuir consideravelmente seu faturamento. A estimativa, segundo Rafael Reis, é que seu salário no Flamengo —em caso de acordo entre as partes— não supere R$ 1,5 milhão mensal.

Diante deste cenário, nós convocamos os colunistas do

UOL Esporte

para responderem à seguinte pergunta: o custo-benefício de Oscar vale a pena para o Flamengo?

Só saberemos com o tempo. Difícil avaliar como o futebol jogado na China vai se refletir na realidade daqui. Há os que deram errado e há Hulk, por exemplo. A ver qual será o caso de Oscar e como ele se encaixará em um time que já tem Arrascaeta.


ALICIA KLEIN

Confirmando o negócio, um empréstimo de quatro meses com grande redução salarial de um jogador com características interessantes para o elenco, podendo ser reposição para Arrascaeta, acho uma tentativa válida. Até porque o jogador deixa claro que quer apenas se manter em atividade no Brasil enquanto vive uma experiência pessoal que a família escolheu passar no seu país (nascimento de um filho) e não deve criar problemas se tiver que ficar no banco na Libertadores. Mas no fundo é uma incógnita, como toda contratação. Pode dar muito certo, como Arrascaeta, ou ser um Andreas Pereira.


ANDRÉ ROCHA

A história com Pato, Tardelli, Ramires, Goulart e tantos outros mostra que normalmente quem volta da China não está no mesmo ritmo do futebol brasileiro. Mas há poucas exceções como Hulk. Como será Oscar no Flamengo? Em todo caso, parece pouco tempo para uma adaptação e muito dinheiro de salário para um time que não precisa de um meia.


DANILO LAVIERI

Essa é uma pergunta que só poderá ser respondida depois do benefício, se algum houver.


JUCA KFOURI

Custo-benefício de Oscar nunca valeu em clube algum por onde passou. Bom jogador, que nunca foi extraordinário, mas conseguiu espaço e salário extraordinários a vida toda. Esse é um que teve a carreira bem gerenciada e, se vier para o Flamengo, será mais um tiro certo. Já para o Flamengo, bom reserva do Arrascaeta, talvez possa assumir o posto de Éverton Ribeiro, quando o rendimento deste baixar.


JULIO GOMES

Eu não vejo Oscar no mesmo nível de Arrascaeta. Se for ganhar mais, pode criar problemas.


MENON

Não há necessidade. Mas, como o Flamengo também deve querer evitar que ele vá para um rival, o clube, se tem dinheiro de sobra, está certo ao se portar como o “bicho-papão” do mercado. Só é difícil de saber se ele renderá na Gávea. Já são muitos anos jogando no folclórico futebol chinês. Provável que amargue um banco por longo período com a camisa rubro-negra.


MILTON NEVES

Me parece uma contratação meio PSG, um aviso ao mercado de “olha o que podemos fazer”, que não se traduz necessariamente em reforço real para o time. É difícil imaginar Oscar e Arrascaeta jogando juntos. E mais difícil ainda querer que um deles aceite tranquilamente ficar no banco.


RAFAEL REIS

Sim. Porque pode ser reposição importantíssima para Arrascaeta na última Data FIFA antes da Copa e eventuais ausências do uruguaio por contusão ou suspensões. Além disso, aumenta consideravelmente a qualidade técnica do grupo.


RENATO MAURÍCIO PRADO

Tecnicamente, Oscar é um grande reforço. O Flamengo precisa começar a pensar num meia criativo, de qualidade. Se o time tem bala para bancar essa operação, acho válido. O retorno pode vir com mais títulos.


RODOLFO RODRIGUES

Difícil opinar sem saber exatamente qual será o custo do clube no período em que ele jogará aqui. Me parece que o contrato tem um tempo muito breve para que possa se readaptar ao futebol brasileiro e se desenvolver num alto nível, principalmente pela concorrência alta que terá. Isso já implicaria numa complicação para o custo-benefício. Mas tem muita qualidade. É acima da média para o futebol sul-americano e a parte técnica pode se impor perante as outras coisas.


RODRIGO COUTINHO

Eu não contrataria o Oscar, pelo alto custo e pelos riscos futebolísticos, mas é uma aposta legítima de quem tem grana para gastar. Absurdo, mas nada surpreendente vindo da diretoria que vem, foi contratar Pulgar.


VITOR GUEDES

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.