Notícias

Como Neymar, Messi, Gabigol e outros desafiam regras e arriscam até punição por desejo próprio; árbitros fazem vista grossa


3/3/2022 08:35

Como Neymar, Messi, Gabigol e outros desafiam regras e arriscam até punição por desejo próprio; árbitros fazem vista grossa

Durante centenas de jogos de futebol a cada semana no Brasil e no mundo, uma cena se repete com mais frequência cada vez mais: os meiões cortados nos pés e uma meia curta por baixo, os xodós dos jogadores de futebol. É legal de acordo com a regra? Sim. Desde que os equipamentos tenham a mesma cor. E é aí que existe o perigo.

A intenção dos atletas em cortar os pés do meião para utilizar a meia curta tem um motivo: a aderência. Os jogadores preferem o tecido de uma meia curta tradicional do que a o do meião longo de futebol. Neymar, Messi e Mbappé são alguns dos atletas no mundo que acabam desafiando as regras. O trio do PSG costumeiramente atua com meião azul e meia branca, algo que não é permitido. As meias curtas deveriam ser também neste caso em azul.

LEIA TAMBÉM: Sai zika! Vidente prevê Campeonato Brasileiro “extremamente negativo” para o Flamengo

No Brasil, atletas do Flamengo como Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta e Andreas Pereira são adeptos do meião preto e vermelho cortado com meias curtas brancas por baixo que ficam visíveis. Algo que também descumpre a regra do futebol.

Comentarista de arbitragem dos canais Disney, Renata Ruel explicou todo o cenário que envolve os equipamentos dos atletas de acordo com a regra do futebol. Para a prática do meião cortado, a meia curta precisa ser da mesma cor.

O mesmo vale para short térmico, camisa térmica, atadura para segurar caneleiras e até as fitas coladas no corpo que são utilizadas pelos jogadores na prevenção de lesões musculares.

“Não pode pela regra utilizar a meia de cor diferente do meião. O árbitro primeiro deve advertir verbalmente o atleta pedindo para colocar o equipamento em ordem. Caso na primeira paralisação ou oportunidade o jogador não o fizer, aí sim será advertido com cartão amarelo”, explicou Renata Ruel.

O que diz a regra
“Regra 4 – O Equipamento dos Jogadores”, o texto traz, entre outras coisas, os equipamentos obrigatórios e específica como itens adicionais podem ser usados:

– “Meias – fita ou qualquer material aplicado ou usado externamente deve ser da mesma cor que a parte da meia em que é aplicada ou coberta”. Isso quer dizer que quando um jogador corta o meião e coloca uma outra meia, esta peça adicional precisa ser da mesma cor que a parte cortada e retirada e se uma fita for passada deverá ser também da mesma cor da parte debaixo.

As camisas térmicas devem ser da cor única e predominante da manga da camisa. Isto é: manga branca igual a térmica branca; caso a manga tenha duas cores e nenhuma seja predominante, a térmica poderá ser um retrato fiel com ambas as cores ou somente com uma delas, sendo que se for só de uma cor com a manga colorida; todos os atletas a utilizarem deverão usar a mesma cor.

Fiscalização rigorosa fora do país
No caso dos brasileiros, os árbitros fazem vista grossa em relação aos jogos nacionais. A cada jogo em cada canto do país vai ter um atleta descumprindo a regra para meião e meia curta de cor diferente. E ninguém é punido por tal prática. No entanto, competições como Conmebol Libertadores e Mundial de Clubes a fiscalização é mais severa.

O Fluminense, por exemplo, na partida de ida contra o Millonarios atuou com seu meião grená. Diversos atletas decidiram cortar o meião. Só que todos utilizaram a meia curta da mesma cor do meião.

No Mundial de Clubes, o Palmeiras agiu da mesma maneira. Atuou com meião verde, com alguns atletas optando pelo corte nos pés para utilizar a meia curta da mesma cor do meião.

Neymar, Messi, Gabigol, desafiam, regras, punição, árbitros


147 visitas – Fonte: ESPN



VEJA TAMBÉM

Interessam ao Flamengo: saiba as situações dos goleiros Santos e João Paulo e compare os números recentes

Flamengo tem um mês para contratar jogadores de olho na fase de grupos da Libertadores

Jornalista aponta interesse do Flamengo no atacante David Neres, do Shakhtar Donetsk

VEJA: Torcidas organizadas do Flamengo se mobilizam e exigem a saída de Isla: “Não tem caráter”

CONFIRA: Paulo Sousa explica situação de Marinho no Flamengo e abre o jogo sobre reforços: “Confiante”

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.