Notícias

Aquecimento para a final! Relembre todos os confrontos decisivos entre Flamengo e Palmeiras


Aquecimento para a final! Relembre todos os confrontos decisivos entre Flamengo e Palmeiras.
Flamengo e Palmeiras se enfrentam no Estádio Mané Garrincha, pela Supercopa do Brasil. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

No próximo dia 27 de novembro, Flamengo e Palmeiras realizarão a grande final da Copa Libertadores. É o confronto entre os dois últimos campeões da competição: o Flamengo venceu em 2019, naquela histórica disputa contra o River Plate; enquanto que o Palmeiras conquistou a última edição numa final contra o Santos. Além disso, a decisão vale muito também pelo ingresso de um dos dois num seleto grupo de clubes tricampeões da Libertadores.

Dessa forma, como uma forma de aquecimento para esta decisão, relembre todos os confrontos decisivos entre Flamengo e Palmeiras.

Siga Diário do Fla no Instagram

Semifinais da Copa do Brasil (1997)

O primeiro confronto decisivo entre Flamengo e Palmeiras ocorreu no ano de 1997 e pelas semifinais da Copa do Brasil naquele ano. Àquela altura, o Mais Querido já tinha conquistado um título na competição, enquanto que o Palmeiras ainda não tinha alcançado tal objetivo apesar de ter ido até a final na edição anterior, em 1996.

Assim, os dois clubes se encontraram nas semifinais, nas quais o Rubro-Negro sairia vitorioso. O primeiro jogo aconteceu no dia 06 de maio de 1997, no Maracanã. Dessa forma, com a presença de 29.881 pessoas, o Flamengo venceu o Palmeiras por 2 a 0 com um golaço de falta de Sávio e uma cobrança de pênalti do Romário.

Escalação Flamengo: Zé Carlos, Fábio Baiano, Júnior Baiano, Fabiano, Athirson, Jamir, Maurinho, Evandro, Nélio, Sávio, Romário. Técnico: Sebastião Rocha.

Escalação Palmeiras: Velloso, Cafu, Roque Júnior, Wagner, Júnior, Galeano, Leandro Ávila, Marquinhos, Rincón, Djalminha, Viola. Técnico: Marcio Araújo.

Da mesma forma, o Mais Querido venceu o segundo jogo no antigo Parque Antarctica. No dia 15 de maio, a dupla Romário e Sávio voltou a se destacar em campo pela Copa do Brasil. Com isso, aos 19 minutos do primeiro tempo, os dois jogadores fizeram uma boa jogada, na qual Romário finalizou com força. Velloso chegou a defender, mas, no rebote, Sávio marcou o gol da vitória por 1 a 0, que classificou o Flamengo para a final. Infelizmente, a equipe perdeu a taça para o Grêmio, que, na época, tornou-se tricampeão da Copa do Brasil.

Escalação Palmeiras: Velloso; Cafu, Sandro, Wagner e Júnior; Galeano, Leandro, Rincón, Djalminha, Marquinhos e Viola. Técnico: Márcio Araújo.

Escalação Flamengo: Zé Carlos, Leandro, Fabiano, Júnior Baiano, Athirson, Jamir, Maurinho, Evandro, Nélio, Romário e Sávio. Técnico: Sebastião Rocha.

Quartas de Final Copa do Brasil (1999)

As duas equipes rivais voltaram a se encontrar numa partida decisiva em 1999, nas quartas de final da Copa do Brasil. A primeira partida aconteceu no dia 14 de maio, no Maracanã, e contou com a vitória do Flamengo por 2 a 1, com gols de Romário e Caio Ribeiro, que saiu do banco de reservas. O gol do Verdão saiu dos pés de Paulo Nunes.

Escalação Flamengo: Clemer, Maurinho (Pimentel), Fabão, Luiz Alberto, Athirson, Jorginho, Leonardo Inácio (Caio Ribeiro), Beto, Iranildo (Rodrigo Mendes), Leandro Machado, Romário. Técnico: Carlinhos.

Escalação Palmeiras: Marcos, Arce (Alex), Júnior Baiano, Roque Júnior, Júnior, César Sampaio, Galeano, Rogério, Zinho, Paulo Nunes, Oséas (Euller). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Por outro lado, o Rubro-Negro não se saiu tão bem no jogo da volta, no antigo Parque Antarctica. Dessa forma, o Palmeiras venceu por 4 a 2 a partida realizada no dia 21 de maio de 1999. Os gols do Mais Querido foram de Rodrigo Mendes, o primeiro logo com um minuto de jogo e o segundo aos 59 minutos. Já os gols do Palmeiras foram de Oséas (56 minutos), Júnior (60 minutos) e Euller (aos 86 e 89 minutos). No entanto, o Palmeiras foi eliminado nas semifinais daquela edição da Copa do Brasil para o Botafogo.

Escalação Palmeiras: Marcos, Arce (Euller), Roque Júnior, Agnaldo e Júnior; César Sampaio (Evair), Rogério, Alex e Zinho; Paulo Nunes e Oséas (Galeano). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Escalação Flamengo: Clemer, Pimentel, Fabão, Luiz Alberto e Athirson; Jorginho, Maurinho, Beto e Caio (Bruno Quadros); Rodrigo Mendes e Romário (Vágner). Técnico: Carlinhos.

Siga Diário do Fla no Twitter

Flamengo x Palmeiras: Final da Copa Mercosul (1999)

No mesmo ano de 1999, Flamengo e Palmeiras se reencontraram na final da Copa Mercosul. A grande decisão foi levada bastante a sério pelo Rubro-Negro não apenas pela possibilidade de conquistar um título, mas também por um espécie de revanche por conta da eliminação da Copa do Brasil.

Dessa forma, na primeira partida, em 16 de dezembro de 1999, as duas equipes se enfrentaram no Maracanã diante de um público composto por 13.414 pessoas. No entanto, não foi um jogo qualquer. Isso porque, os dois clubes entregaram um placar de 4 a 3. Assim, a vitória do clube carioca contou com os gols de Juan (5 minutos), Caio Ribeiro (70 e 73 minutos) e Reinaldo (89 minutos). Já os gols do Palmeiras foram de Júnior Baiano (44 minutos), Asprilla (67 minutos) e Paulo Nunes (72 minutos).

Escalação Flamengo: Clemer, Maurinho, Juan, Célio Silva, Athirson, Leandro Ávila, Marcelo Rosa (Rodrigo Mendes), Leonardo Inácio, Iranildo (Caio Ribeiro), Reinaldo e Leandro Machado (Jorginho). Técnico: Carlinhos.

Escalação Palmeiras: Marcos, Arce, Júnior Baiano, Galeano, Júnior, Rogério, César Sampaio (Edmílson), Alex (Euller), Zinho, Paulo Nunes e Asprilla (Jackson). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Apesar de também ter sido uma grande partida de volta, o placar do Parque Antarctica terminou num empate em 3 a 3. Porém, foi o suficiente para que o Mais Querido conquistasse o título da Copa Mercosul. Assim, o Palmeiras abriu o placar com Arce aos 20 minutos. Aos 57, Arce voltou a marcar e Paulo Nunes fez o terceiro gol com 65 minutos. Quanto aos gols do clube carioca, os autores foram: Caio Ribeiro (46 minutos), Rodrigo Mendes (56 minutos) e Lê (83 minutos).

Escalação Palmeiras: Marcos, Arce, Júnior Baiano, Cléber, Júnior, César Sampaio (Edmilson Matías), Zinho, Alex, Asprilla, Euller (Rogério) e Paulo Nunes (Oséas). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Escalação Flamengo: Clemer, Maurinho, Juan, Célio Silva, Athirson, Leandro Ávila, Marcelo Rosa (Lê), Leonardo Inácio (Rodrigo Mendes), Caio (Iranildo), Leandro Machado e Reinaldo. Técnico: Carlinhos.

Semifinais da Copa dos Campeões (2000)

No ano seguinte, em 2000, os dois clubes voltaram a se enfrentar. Desta vez, pelas semifinais da Copa dos Campeões. Aquela foi a primeira edição da competição, que tinha como objetivo definir o quarto representante do Brasil na Copa Libertadores. Isso porque, as outras três vagas ficavam com o campeão da Copa do Brasil, o vencedor e o vice do Campeonato Brasileiro.

Com isso, a primeira partida aconteceu no dia 19 de julho de 2000 e terminou com a vitória do Flamengo por 2 a 1. Petkovic e Reinaldo marcaram os gols do Rubro-Negro no Estádio Almeidão, na Paraíba, e o gol do Verdão ficou por conta de Taddei.

Escalação Flamengo: Clemer, Maurinho, Juan, Luiz Alberto, Leonardo Inácio, Leandro Ávila, Mozart, Iranildo, Petkovic (Rodrigo Mendes), Lê e Reinaldo (Lúcio). Técnico: Carlinhos.

Escalação Palmeiras: Sérgio, Neném, Paulo Turra, Agnaldo, Jorginho, Galeano, Fernando, Lopes (Rodrigo Taddei), Asprilla, Basílio (Thiago Matias), Pena. Técnico: Flávio Teixeira.

O próprio Taddei foi o autor do gol da vitória do Palmeiras no jogo da volta, no dia 22 de julho, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Assim, a classificação teve sua definição numa disputa de pênaltis, que terminou em um placar de 5 a 4. Infelizmente, o Rubro-Negro não seguiu adiante, pois o jogador Reinaldo errou sua cobrança. O Palmeiras, por sua vez, conquistou o título da Copa das Campeões daquele ano.

Escalação Palmeiras: Sérgio, Neném, Thiago Matias, Agnaldo, Jorginho, Fernando, Rodrigo Taddei, Juninho (Lopes), Asprilla, Basílio, Pena. Técnico: Flávio Teixeira.

Escalação Flamengo: Clemer, Maurinho, Juan, Luiz Alberto, Leonardo Inácio, Leandro Ávila, Mozart, Iranildo (Tuta), Petkovic (Rodrigo Mendes), Lê (Lucio) e Reinaldo. Técnico: Carlinhos.

Flamengo x Palmeiras: Supercopa do Brasil (2021)

Por fim, a última vez que os clubes se enfrentaram num confronto decisivo foi na partida da Supercopa do Brasil, em 11 de abril de 2021, no Estádio Mané Garrincha. O Mais Querido, campeão da edição de 2020, se classificou para a Supercopa por conquistar o Campeonato Brasileiro 2020. Por outro lado, o Palmeiras conseguiu a classificação por vencer a Copa do Brasil 2020.

Logo no primeiro minuto de jogo, Raphael Veiga fez uma bela jogada para cima de Willian Arão e abriu o placar para o Verdão. No entanto, o Rubro-Negro buscou a virada ainda no primeiro tempo com os gols de Gabigol (22 minutos) e Arrascaeta (48 minutos). No segundo tempo, Rony sofreu um pênalti pelo zagueiro Rodrigo Caio. Assim, Raphael Veiga empatou o jogo com a cobrança.

A disputa de pênaltis foi emocionante. Não apenas por chegar a 11 cobranças, mas também pelas reviravoltas. O Flamengo esteve bastante próximo de perder o título, no entanto, o goleiro Diego Alves brilhou e defendeu três cobranças. Felizmente, o clube carioca levantou a sua segunda taça de Supercopa do Brasil.

Escalação Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Willian Arão, Filipe Luís, Diego (João Gomes), Gerson (Pepê), Everton Ribeiro (Vitinho), Arrascaeta, Bruno Henrique (Michael) e Gabriel. Técnico: Rogério Ceni.

Escalação Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez, Matias Viña, Felipe Melo (Gabriel Menino), Zé Rafael (Danilo), Raphael Veiga, Breno Lopes, Rony (Gustavo Scarpa), Wesley (Willian). Técnico: Abel Ferreira.

Curta Diário do Fla no Facebook



Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.