Notícias

Análise Tática Flamengo x Cuiabá: Fim da Data Fifa


(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Cuiabá se enfrentam neste domingo (17/10), às 20h30, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mais Querido vem de duas vitórias consecutivas na competição e precisa vencer novamente para começar uma arrancada no Brasileirão. Para isso, o técnico Renato Gaúcho terá a volta de alguns jogadores importantes, devido ao término da Data Fifa. O treinador ainda terá alguns desfalques, mas há muitas opções técnicas e táticas para o confronto.

Cinco jogadores considerados titulares não estarão à disposição de Renato Gaúcho: Rodrigo Caio, David Luiz, Isla, Arrascaeta e Bruno Henrique. Por outro lado, o treinador conta com os retornos de Everton Ribeiro e Gabigol, além de Diego. Assim, mesmo sem jogadores importantes, como nas últimas partidas, o técnico vai para o confronto contra o Cuiabá tendo mais opções. Na zaga, a tendência é que Bruno Viana e Léo Pereira comecem o jogo, enquanto Matheuzinho vai iniciar novamente na lateral-direita. Entretanto, é no meio e ataque que o treinador passa a ter as principais variações.

Na última partida, o técnico usou o 4-3-3, com Willian Arão, Thiago Maia e Andreas Pereira como trinca no meio. Mas, para o jogo contra o Cuiabá, o treinador deve voltar para o 4-2-3-1. Everton Ribeiro deve retornar para a meia-direita, enquanto Gabigol será o atacante, no lugar de Pedro. As outras vagas que estão “abertas” e há muitas possibilidades. Renato Gaúcho pode manter a trinca de volantes na partida, com Arão de primeiro homem, Maia de 2º e Andreas mais adiantado, podendo ser o meia-armador. Aberto na esquerda, Michael provavelmente será o titular, mas Vitinho e Kenedy podem fazer a função.

Entretanto, o treinador pode tirar Thiago Maia do time, recuando Andreas Pereira para a função de segundo volante, como costuma fazer com o time principal. Dessa forma, Vitinho entraria na equipe de meia-armador. Com essa opção, o Flamengo passa a ter mais velocidade, mobilidade e criação, já que o camisa 11 costuma ir bem na função e Andreas rende melhor construindo de trás, sendo o “motor” rubro-negro. Já com Maia, o Mais Querido outra ganha força no meio, principalmente no aspecto defensivo.

Uma opção mais ousada, que é mais improvável de acontecer, mas pode ser uma boa alternativa ao longo do confronto, é colocar dois centroavantes. Pedro vive grande momento, com três gols e uma assistência nos últimos três jogos. Assim, daria para montar o Flamengo em um 4-4-2, com o camisa 21 sendo uma referência para sair da área e fazer o pivô, enquanto Gabigol atuaria ao lado, se movimentando para receber os passes em profundidade. Atrás deles, Everton Ribeiro jogaria aberto na direita, com Michael, Vitinho ou Kenedy na esquerda e a dupla Arão e Andreas de volantes.

O Cuiabá, por sua vez, não será um adversário simples. A equipe costuma se defender bem e “vende caro” as partidas, tendo apenas 1 derrota nos últimos dez confrontos, sendo somente oito gols sofridos no período, além de onze marcados. O técnico Jorginho não terá dois jogadores importantes à disposição, pois estão emprestados pelo Flamengo: João Lucas e Max. O lateral-direito está fazendo um ótimo campeonato, sendo um pilar defensivo e auxiliando na frente, enquanto o meia entrou muito bem no time, se movimentando bastante no ataque.

Mesmo assim, é uma equipe bem organizada e com jogadores experientes e de qualidade. O goleiro Walter, ex-Corinthians, é um dos destaques, enquanto a zaga é formada por Paulão, que se destacou no Fortaleza temporada passada, e Alan Empereur, ex-Palmeiras. No meio, Auremir, Camilo e Pepê, ex-Flamengo, costumam se movimentar e ir bem. É preciso ter atenção com eles, assim como com o ponta Clayson, ex-Corinthians, e os centroavantes Jenison e Elton, que também tem passagem no Mais Querido.

O rubro-negro, então, não pode achar que o jogo está ganho devido ao adversário ter menos investimento e tradição. Ainda assim, o Flamengo tem tudo para sair com mais uma vitória. Renato Gaúcho tem ótimas opções técnicas e táticas para o confronto. Para vencer, a equipe carioca precisa atuar com foco, intensidade, trocando passes rápidos, marcando pressão e se movimentando no setor ofensivo. Explorar as infiltrações de Matheuzinho pela direita pode ser uma arma importante, assim como as bolas paradas.

Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.