Notícias

Análise: Flamengo encontra encaixe, supera desfalques e fecha data Fifa em alto nível contra o Juventude


Uma atuação para deixar claro: o vírus Fifa não pegou o Flamengo dessa vez. A vitória sobre o Juventude não foi só categórica pela performance avassaladora no primeiro tempo. Foi importante também para que o time passasse ileso ao período de ausência de seus principais jogadores, sem que o Atlético-MG ampliasse a vantagem na disputa pelo título do Brasileirão.

Andreas comemora golaço de falta com Kenedy — Foto: André Mourão / Foto FC
1 de 3 Andreas comemora golaço de falta com Kenedy — Foto: André Mourão / Foto FC

Andreas comemora golaço de falta com Kenedy — Foto: André Mourão / Foto FC

Com um rendimento que evoluiu gradativamente, o Flamengo fez sete pontos em nove na data Fifa. Bem melhor que os três pontos contra os mesmos adversários no turno. De quebra, vai para sequência do Brasileirão com a convicção de que o clichê de “elenco forte” faz ainda mais sentido .

Depois de atuação mediana contra o Bragantino e eficiente diante do Fortaleza, a equipe de Renato Gaúcho foi avassaladora contra o Juventude e com alternativas táticas interessantes. A principal delas apresentou um triângulo no meio de campo, com Willian Arão e Thiago Maia alinhados na cabeça da área, e Andreas espetado como meia atrás dos atacantes. Deu muito certo.

Renato inverteu o triângulo em relação ao posicionamento do jogo com o Fortaleza e resolveu dois problemas em uma tacada só. Andreas ocupou o buraco que ficou entre os volantes e Pedro, facilitando a vida do centroavante. E Thiago Maia se viu ainda mais à vontade recuado.

O comportamento dos volantes, por sinal, foi interessante e foi possível ver um Willian Arão mais solto e se aproximando da área ofensiva como há muito não acontecia. Se o camisa 5 subia, Maia guardava posição, e vice-versa.

Renato durante a vitória do Flamengo sobre o Juventude — Foto: André Durão
2 de 3 Renato durante a vitória do Flamengo sobre o Juventude — Foto: André Durão

Renato durante a vitória do Flamengo sobre o Juventude — Foto: André Durão

Além do acerto no posicionamento, o Flamengo mudou a postura, marcou em cima e não deixou o Juventude respirar. Com Kenedy aberto e Matheuzinho inspirado, a maioria das jogadas eram construídas pela direita.

A esta altura, com 25 minutos de jogo, era inimaginável outro resultado que não fosse a vitória rubro-negra. O ímpeto ofensivo era constante, a marcação alta funcionava e o adversário não tinha espaços. O terceiro era questão de tempo e foi o gol que causou a maior explosão no Maracanã.

Foi assim que Kenedy testou Douglas logo no início, Matheuzinho acertou a trave pouco depois, e novamente Kenedy abriu o placar na sequência. Com o perde e recupera no campo ofensivo, o Flamengo deixava o Juventude acuado e ampliou com Pedro após cruzamento de Michael em rara jogada desenvolvida pela esquerda.

Melhor em campo, Andreas Pereira encerrou o jejum de mais de três anos sem gol de falta para o clube. E que golaço! Cereja do bolo da atuação do belga, que teve participação efetiva na construção, fez o jogo andar rápido e ainda carimbou outras duas bolas na trave.

Com 3 a 0 no placar, o Flamengo torcia mais pelo Santos contra o Galo do que se preocupava com si próprio. Nem o gol de Willian Matheus em bola aérea abalou um time que começou a fazer mudanças para poupar seus jogadores e perdeu força ofensiva.

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Andreas — Foto: André Mourão / Foto FC
3 de 3 Jogadores do Flamengo comemoram gol de Andreas — Foto: André Mourão / Foto FC

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Andreas — Foto: André Mourão / Foto FC

Com Rodinei, Lázaro e Vitor Gabriel formando o quarteto ofensivo com Michael, pouco aconteceu. Tudo dentro do roteiro para um time que se remontou, cresceu no passar dos jogos e termina a data Fifa vacinado contra o vírus que gera desfalques.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.