Notícias

Adversário de hoje, Goiás já ajudou o Flamengo a ser campeão brasileiro


O Flamengo recebe o Goiás às 16:30 deste sábado, no Maracanã. O jogo é válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro 2022. O Rubro-Negro busca reabilitação após quatro rodadas sem vencer. A última vitória aconteceu na segunda rodada, por 3×1 sobre o São Paulo.

Se hoje é adversário, o Goiás já foi fundamental em uma das maiores conquistas da história do Flamengo. Para contar essa história, vamos voltar à penúltima rodada do Brasileirão de 2009. Considerado o mais disputado de todos os tempos, aquele campeonato chegou à fase final com quatro clubes com chances de serem campeões.

Leia Mais: Flamengo divulga lista de relacionados para enfrentar o Goiás pelo Brasileiro

Os quatro postulantes ao título chegaram à rodada 37, em 29 de novembro de 2009, coladinhos. O São Paulo, que buscava o inédito tetracampeonato seguido, tinha 62 pontos, e poderia ser campeão com uma rodada de antecedência se vencesse e os rivais tropeçassem.

O Flamengo tinha 61 pontos e torcia por um tropeço do tricolor para assumir a ponta, desde que vencesse o Corinthians em Campinas. O Inter tinha 59 pontos e também estava na briga para sair da fila de 30 anos. O colorado gaúcho enfrentaria o Sport, em Recife. Por fim, o Palmeiras também tinha 59 pontos e queria o título depois de liderar boa parte do campeonato e perder fôlego no final. Os paulistas enfrentariam o Atlético-MG, em casa.

Goiás fazia grande campanha naquele Brasileiro

Um ano antes, o São Paulo garantiu o tricampeonato brasileiro com uma vitória de 1×0 sobre o Goiás, em Brasília. A expectativa dos tricolores era de que a história se repetisse. Mas o Goiás tinha outros planos. O esmeraldino fazia grande campanha em 2009.

Washington “Coração de Leão” abriu o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, mas o Goiás empatou com Vitor aos 21. Washington colocou o tricolor à frente de novo aos 25, mas Rithelly empatou de novo aos 38. Que primeiro tempo. Enquanto isso, no Brinco de Ouro da Princesa, Zé Roberto abria o placar para o Flamengo, aos 26 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Goiás tomou controle do jogo. Fernandão colocou o esmeraldino em vantagem aos 21 minutos e Leo Lima fechou o placar aos 27. Veja os melhores momentos de Goiás 4×2 São Paulo.

Em Campinas, Leo Moura ampliou para o Rubro-Negro aos 48 minutos, na famosa cobrança de pênalti em que Felipe não pulou. Em uma nota pessoal, este repórter estava na arquibancada em Campinas e lembra muito bem de ouvir no radinho o locutor gritando: “Gol do Goiás! Gol do Goiás!” O hexacampeonato virava uma realidade.

Além de São paulo e Flamengo, o Inter bateu o Sport por 2×1 e o Palmeiras venceu o Atlético-MG por 3×1. A decisão ficava para rodada final.

Angelim garante o título contra o Grêmio

Com 64 pontos, o Flamengo assumiu a liderança na penúltima rodada. O último jogo seria contra o Grêmio, no Maracanã. Todo rubro-negro com mais de 15 anos lembra muito bem o que aconteceu. O Grêmio abriu a contagem com Roberson aos 21 do primeiro tempo. Um vento frio percorreu o Maracanã.

Felizmente, David Braz empatou aos 29, ainda no primeiro tempo. O gol do título surgiu aos 24 do segundo tempo. Petkovic não atendeu chamada para ser substituído e bateu escanteio perfeito para a cabeçada de Ronaldo Angelim.

Ainda bem, porque o São Paulo goleou o Sport por 4×0 e o Inter bateu o Santo Andre por 4×1 no Beira-Rio. A nota negativa ficou por conta do Palmeiras, que depois de liderar o campeonato por 17 rodadas, perdeu para o Botafogo por 2×1 e acabou em 5º lugar, fora da Libertadores.

Siga Ivan Trindade no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.