Notícias

Pedro está à frente de Matheus Cunha e Firmino por vaga na Copa? Confira em números


Banner Douglas Fortunato

O Brasil define a lista de convocados para a Copa do Mundo na próxima segunda-feira (7). Dentre os possíveis atletas escolhidos, Pedro é um nome que cresceu bastante em 2022 aos olhos do técnico Tite. Nesse sentido, vamos comparar seus números com os dos seus dois principais concorrentes: Matheus Cunha e Firmino.

Leia mais: Análise: Pedro foi parado pela defesa do Internacional?

Pedro possui métricas ofensivas bem à frente de seus concorrentes

Conforme dados da plataforma de scout Instat, Pedro possui estatísticas ofensivas bastante superiores às de Cunha e Firmino. Enquanto o centroavante rubro-negro marcou 29 vezes em 2022, seus dois concorrentes possuem somados 18 gols no ano (13 de Firmino e cinco de Cunha).

Além disso, Pedro possui as melhores métricas em chances de gol e chances criadas, bem como é o jogador que mais finaliza no geral e também em direção ao gol. O atacante perde para Firmino no número de assistências, pois apesar de ambos terem sete ao todo em 2022 o atleta do Liverpool atuou menos vezes em 2022 e assim possui melhor média. Isso é muito refletido na diferença grande de passes que Firmino realiza em relação a Pedro e Cunha, dado que é um “falso 9”.

Dados: Instat

Não deixe de ler! Análise semiquantitativa entre Vidal e os volantes do Flamengo

Firmino possuí as melhores métricas defensivas

Se com bola Pedro se destaca no trio, sem bola Firmino possui os melhores dados em 2022. Entre os três, o jogador é quem mais recupera bola no geral e no campo de defesa adversário, como também é o atleta que mais disputa e vence duelos defensivos. Isso é visto no número de desarmes, interceptações e rebotes obtidos ao longo do ano.

Dados: Instat

Pedro está à frente de Cunha e Firmino?

Antes de mais nada é preciso contextualizar os números e interpretá-los para trazer essa resposta. As métricas ofensivas superiores de Pedro são do cenário brasileiro, que nitidamente é menos competitivo que as ligas espanhola e inglesa. Assim como Pedro não passou por problemas de lesão, algo com que Cunha e Firmino precisaram conviver em 2022.

Por conta do período fora devido a lesões, a dupla perdeu espaço no time titular por um certo período. Contudo, após a lesão seguiram caminhos diferentes. Enquanto Firmino voltou a ser muito utilizado por Jürgen Kloop e hoje é o vice-artilheiro da equipe na temporada 22/23 com 8 gols, por outro lado Cunha não marca em jogos oficiais desde maio e somente iniciou como titular em dois jogos desde agosto.

Assim, após as considerações feitas, é possível sim afirmar que Pedro vive um momento superior a Cunha e Firmino. Mais do que pelos números em si, Pedro foi o melhor jogador da Taça Libertadores de América e essencial para o tricampeonato do Flamengo, bem como hoje oferece um melhor equilíbrio entre os movimentos de apoio e profundidade necessários para um centroavante.

Apesar de seguir sendo um atacante de área, Pedro também é muito participativo nas construções rubro-negras. Mesmo sem ter a mesma mobilidade de Firmino, pode exercer em parte esse papel. Como também defensivamente pode não ter a mesma efetividade de Firmino, mas nada que torne o Brasil mais frágil sem bola por conta de sua presença.

Enfim, você acha que de fato Pedro é o camisa 9 mais preparado para a Copa? Deixe seus comentários em nossas redes sociais!

Siga Douglas Fortunato no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.