Notícias

Série B aceita divisão de verbas da Libra, mas quer poder de decisão igual o da elite


Em reunião realizada em Florianópolis (SC), 13 dos 20 clubes que disputam a


Série B do Campeonato Brasileiro


decidiram que devem se juntar à


Libra, nova Liga Brasileira de Clubes


, apesar de ainda estarem insatisfeitos com alguns pontos fixados pelos fundadores (os paulistas da Série A mais o Flamengo) no estatuto, principalmente no referente ao poder de decisão em futuras eleições para a associação.


Ponte Preta e Cruzeiro são atualmente as únicas duas agremiações da segunda divisão que já assinaram a filiação. Nenhum dos grandes que atualmente está na Segundona (Vasco, Cruzeiro, Bahia, Grêmio e Sport) participou do encontro, que oficialmente serviu para tratar da negociação dos direitos de televisão da competição para os próximos dois anos.

O

LANCE!

apurou que o grupo concordou com a regulamentação de repasse entre 15% e 20% das rendas angariadas para a segunda divisão (a presença dos chamados times grandes na competição influencia na porcentagem), mas devem utilizar o encontro agendado para a próxima quinta-feira (12), na sede da CBF, no Rio de Janeiro (RJ), para cobrar um poder de decisão maior.

Isso porque pelo estatuto da Libra, os clubes da Série A tem voto de peso dois nas eleições que acontecerão.

A decisão foi passada ao grupo Futebol Forte, que une os chamados emergentes da primeira divisão (América-MG, Atlético-GO, Athletico, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude), mais o Atlético-MG, em encontro virtual dos dirigentes realizado na tarde desta sexta-feira (6)

Inicialmente, os clubes da Série B queriam o repasse de pelo menos 25% das receitas da Libra para a Segundona, mas a reivindicação perdeu força com o não alinhamento dos grandes que estão na competição. Vasco e Bahia aguardam suas SAFs para assinarem a adessão à Liga. Grêmio e Sport estão indiferentes à questão e também devem entrar. Além disso, os demais paulistas do torneio (Guarani, Ituano e Novorizontino) estão alinhados aos grandes do Estado e se juntarão à Ponte.


ENTENDA


> Libra: conheça todos os detalhes sobre a criação da nova Liga Brasileira de Clubes

– Há um entendimento que se pelo menos não obtivermos vitória financeira, que seja política – disse ao

L!

um dirigente que prefere não se identificar.

No encontro virtual desta tarde, clubes da Série B, Futebol Forte, moderadores e o Fluminense, que pela primeira vez se alinhou com Internacional e Botafogo, fecharam questão na entrega, mais uma vez, do documento com suas reivindicações aos fundadores para que o assunto seja debatido na quinta. Há um consenso de que os paulistas e o Flamengo sequer leram o documento antes de formularem o estatuto, apresentado na última terça-feira (3), em São Paulo (SP).

Nos bastidores, contudo, dirigentes avaliam que a Libra deve conseguir na quinta as 13 assinaturas necessárias (um terço do total das séries A e B) para formalizarem de vez a criação da Liga.

CBF sede

Encontro da Libra será na próxima quinta-feira, na sede da CBF, no Rio (Foto: Divulgação)

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.