Notícias

Lázaro e o talento desabrochado no profissional do Flamengo pelas mãos de Paulo Sousa: Dá atenção e valor


27/4/2022 08:51

Lázaro e o talento desabrochado no profissional do Flamengo pelas mãos de Paulo Sousa: Dá atenção e valor

Lázaro em entrevista ao Globo Esporte — Foto: Cahê Mota / GE

Carinho e confiança. Não foi preciso muito para Paulo Sousa desvendar o mistério que impedia que Lázaro desempenhasse entre os profissionais o potencial que o colocou na lista de joias do Flamengo que rendeu frutos como Vini Jr., Paquetá e Reinier. Em 2022, o talento do garoto de 20 anos desabrochou e o transformou em uma das melhores surpresas da temporada.

Os números são incontestáveis. Nos dois primeiros anos entre os profissionais, Lázaro entrou em campo 17 vezes, apenas duas como titular e ainda não tinha marcado gols. Com Paulo Sousa, já igualou as 17 aparições, foi titular 10 vezes, fez os dois primeiros gols no time de cima e é, ao lado de Arrascaeta, o principal garçom na temporada: com seis passes decisivos.

LEIA TAMBÉM: Após treta com Hulk, Pentacampeão sai em defesa de Gabigol, do Flamengo: foi pra machucar

– Acredito que quando você tem uma pessoa que te chama para conversas e fala onde tem que melhorar querendo realmente te ajudar, te dando a devida atenção, ela te dá o valor. É aí que você para e pensa: “Realmente, se eu fizer isso, vou ser reconhecido”. Quando se tem isso, você fica mais tranquilo, confiante e entrega mais.

É totalmente diferente quando uma pessoa vem, te ajuda e fala para ficar tranquilo. Até mentalmente você se sente bem e mais confiante”

Mais do que identificar o talento, Paulo Sousa insistiu em Lázaro. Primeiro, testou o garoto como ponta-direita, observou pelo meio e encontrou na ala esquerda a posição que o fizesse ter atuações de destaques em jogos grandes, como a Supercopa, contra o Atlético-MG, e os confrontos com São Paulo e Palmeiras pelo Brasileirão.

A intensidade tão cobrada por técnicos como Rogério Ceni e Renato Gaúcho ficou em segundo plano para o jovem que nunca teve o talento questionado. Agora, a ordem é se entregar com e sem bola enquanto tiver fôlego. E está aí um ponto a ser melhorado. Das 17 partidas em 2022, em apenas duas Lázaro permaneceu os 90 minutos em campo.

– Hoje, graças a Deus, tenho uma maior facilidade para marcar e jogar. Sou novo ainda, tenho muito a aprender, vai ter jogo que não vou aguentar ficar nesse bate e volta, mas vou fazer meu melhor para suportar os jogos com mais frequência.

Em bate-papo com o GloboEsporte, Lázaro falou da pressão de seguir uma linhagem que rendeu frutos técnicos e financeiros ao clube, da decisão de não ser negociado, dos conselhos de Paulo Sousa e da emoção da mãe ao vê-lo abrir a série de pênaltis na final da Supercopa. Confira abaixo a íntegra!

Pressão após sucesso na base

– Quem me conhece de verdade sabe que sou um moleque muito tranquilo. Dentro de campo procuro só fazer meu melhor e ajudar os companheiros. Claro que fica um pouco daquela pressão né, apesar disso que você falou, das notícias repercutirem sobre isso e tal, mas além disso eu sempre botava na minha cabeça para manter os pés no chão. Meus pais também sempre me ajudaram com isso. Mas é o que falei: melhorar, evoluir naquilo que eu precisava melhorar.

É claro, como falei, tenho muito a evoluir e a melhorar em questão de jogo sem bola, com bola, pois sou novo também e tenho muita coisa a aprender. Mas é claro que bate um pouquinho da pressãozinha, mas eu levava com muita tranquilidade, e levava também para o lado bom, para ter mais confiança dentro de campo. É bem tranquilo.

Cogitou sair?
– Ano passado teve, sim, uma possibilidade grande de ter saído, só que no fundo no fundo no fundo eu sentia e sempre soube que aqui no Flamengo eu ia ter meu espaço, ia ter meu momento. Às vezes para uns é mais rápido, para outros demora, mas o negócio é continuar trabalhando para aproveitar a oportunidade quando ela surgir. Hoje, graças a Deus, estou tendo essa oportunidade e estou sabendo aproveitar bem, com a ajuda dos companheiros e da comissão do Mister, todos têm me dado esse suporte muito bem. E, como falei, tenho muito a evoluir.

Fator Paulo Sousa
– Desde o primeiro dia, o Mister me chamou para conversar. Ele sempre foi muito claro comigo em todos os aspectos onde eu posso melhorar, onde posso evoluir, onde tenho minhas qualidades e meus defeitos. Ele virou para mim e me falou para ter tranquilidade, para eu jogar o meu futebol e melhorar nas coisas que ele for passar, prestar bem atenção também. Sou um garoto que hoje tudo que ele passa estou prestando atenção muito bem ali para evoluir e melhorar também. Mas ele tem me dado esse suporte, essa ajuda, não só ele como toda a comissão também, e sou um garoto que está escutando bastante para seguir os bons passos.

Como você falou, é um treinador da Europa, com uma cultura totalmente diferente, e é bom até para isso também, para escutar e aprender. É um treinador muito inteligente, que sabe de muitas coisas e já viveu muitas coisas em sua vida. E nada melhor do que aproveitar essa ajuda que ele está dando.

Ala esquerda
– Essa posição eu já joguei na base do Sub-13 ao Sub-15 mais ou menos. Jogava de ponta, meio que tenho um pouquinho da manha. Mas ali do meio para frente de ponta direta, ponta esquerda, centroavante, meia… Onde estiver brecha, eu estou fazendo. O importante é fazer e corresponder bem. Cada dia aqui no treino tenho aprendido cada vez mais. O professor é sem palavras, temos grandes jogadores… BH, Vitinho, o Ayrton, que chegou, o Everton Ribeiro.

Só quero estar aqui para somar, independentemente de onde for jogar, e render bem. Vou estar sempre torcendo para que todos possam fazer o seu melhor. O importante é que todo mundo esteja sorrindo e comemorando junto no final.

Gols em 2022
– Aquele jogo ali (contra a Portuguesa, pela primeira rodada do Estadual) foi muito especial para mim pelos meus primeiros gols como profissional. Me deu uma confiança a mais, vai ser um momento que vou guardar para o resto da vida, tenho a camisa guardada para fazer um quadro. Agora, é focar para que saiam mais gols.

Versão garçom

– A (assistência) para o BH foi uma virada de chave, deu uma confiança a mais. Vou ficar com essa contra o Atlético-MG. Foi um jogo que eu estava doido para jogar na final da Supercopa. Na primeira bola, já achei o passe e fiquei maluco. O João veio me abraçar. Foi uma pena não termos conseguido o título. Foi uma virada de chave que deu confiança.

Pênalti na Supercopa
– Minha mãe até brincou comigo quando eu cheguei em casa: “Quer me matar do coração?”. Falei que estava tranquilo e confiante. E estava bem tranquilo mesmo. Na base, sempre treinei pênalti. Quando você faz alguma coisa bem e isso se torna repetitivo, fica bem tranquilo. Mesmo sendo o Atlético-MG, o Everson como goleiro, eu estava bem tranquilo.

Na hora que acabou o jogou, perguntaram se eu queria cobrar o pênalti e falei: “Claro, claro, claro”. Só não sabia que seria o primeiro, mas vamos embora. Está bom!

Lázaro, talento, desabrochado, profissional, Flamengo, mãos, Paulo Sousa


36 visitas – Fonte: globoesporte



VEJA TAMBÉM

Vai ter telão: Flamengo prepara telão para torcedores assistirem jogo da Libertadores antes de confronto no NBB

Leila Pereira do Palmeiras busca contratar Andreas Pereira

De saída! Flamengo pode negociar Diego antes do fim de contrato

VEJA: Site vaza possível novo uniforme de goleiros do Flamengo; veja o modelo

CONFIRA: Ação contra o Flamengo por renovação de Matheuzinho divide especialistas; entenda

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.