Notícias

Conselheiras do Flamengo querem separar 50% de vagas para novos associados para mulheres


Um grupo de conselheiras do Flamengo vai apresentar nos próximos dias um pedido formal aos presidentes dos conselhos do clube de maior participação feminina no Conselho Deliberativo. O objetivo do grupo, batizado por elas de “bancada feminina” da Gávea é que na próxima leva de associações de sócios proprietários sejam separados 50% das vagas para mulheres.


Mulheres são apenas 3,6% dos conselhos deliberativos dos clubes da série A


Parte do grupo de conselheiras do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal
1 de 2 Parte do grupo de conselheiras do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal

Parte do grupo de conselheiras do Flamengo — Foto: Arquivo Pessoal

O pedido formal será acompanhado de um manifesto e um plano de metas visando uma maior igualdade de gênero. O principal pedido será que dentre a receita estimada com novas associações, prevista em orçamento em R$ 6 milhões, metade das vagas sejam prioritárias para sócias. A prioridade deverá ser atendida dentro de um prazo estipulado. E, somente se não houver o número suficiente de mulheres para ocupar metade das associações, as vagas poderão ser ocupadas por homens.

As estratégias do movimento estão sendo traçadas por oito conselheiras, além de atletas laureadas e outras sócias. Entre as lideranças, algumas já participam ativamente da vida política do clube, como Marion Kaplan, Cláudia Cotta, Juliane Musacchio e Nicole Mitchell.

Atualmente, o Flamengo tem 2500 conselheiros, dentro os quais, somente 111 mulheres.

Levantamento inédito, feito pelo ge.globo há três anos, mostrou que apenas 3,6% dos conselhos deliberativos dos principais clubes de futebol do país (os da Série A, na ocasião) eram ocupados por mulheres.

O Flamengo ocupava, à época, a quinta posição, com 109 mulheres (4,09%), num universo de 2560 conselheiros. O Internacional era o clube com maior participação feminina na vida política, com 31 mulheres (8,96%), dentre 346 membros.

Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação
2 de 2 Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação

Novo Banner Flamengo — Foto: Divulgação

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.