Notícias

Denúncia de racismo feita por Gabi terá uma linha a ser seguida; entenda


Gabi-Flamengo
(Foto: Paula Reis / CRF)

No último domingo, o Flamengo foi derrotado pelo Fluminense pelo placar de 1 a 0, no primeiro clássico da temporada. Mas a grande derrota veio das arquibancadas, durante a saída de campo para o vestiário, o atacante Gabi sofreu ofensas racistas de torcedores do Fluminense.

O vídeo dos torcedores fazendo os xingamentos rapidamente viralizou nas redes sociais, Gabi e Willian Arão então se manifestaram em seus perfis pedindo atitudes das autoridades. O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) aceitou na última terça-feira, o pedido do Fluminense e abriu um inquérito para apurar o caso. A primeira medida do TJD-RJ foi solicitar as imagens de circuito interno para tentar localizar as pessoas que xingavam.

Em entrevista ao ‘GE.com’, a presidenta do TJD-RJ, Renata Mansur, explicou quais serão as próximas medidas tomadas para identificar as palavras proferidas e quem falou.

“Precisamos investigar, ouvir pessoas, como se fosse um inquérito na delegacia. O relator é nomeado por sorteio para ser o processante. Ele vai conduzir e vai determinar quem vai ao tribunal e colhe depoimentos”, disse a presidente.

O inquérito tem até 15 dias para ser concluído, Flamengo e Fluminense podem alimentar o inquérito com provas, o Mais Querido inclusive pediu para ser anexado ao processo um parecer de um perito.

Após o prazo estipulado, fica a critério da Procuradoria, que é o órgão acusador. Vai definir se diante das provas colhidas com base no inquérito fará a denúncia ou não. Dependendo da decisão da perícia feita, o fato de o Fluminense ter aberto o inquérito, não isenta o clube de uma possível punição.

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que em um ato discriminatório em razão de origem étnica pode ter a suspensão de 120 a 360 dias se praticado por torcedor. Com multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

Siga o Diário no Instagram

Caso o ofensor seja identificado, ele vai responder pelo crime de racismo. Nesse caso, o TJD-RJ encaminha um ofício ao Ministério Público com as provas para que o MP analise e faça a denúncia. Nesse cenário o Fluminense poderia não ser punido, uma vez que o ofensor foi identificado.

Siga o Diário no Twitter

Vale lembrar que Gabi aguarda as medidas serem tomadas, em um primeiro instante, o atacante do Flamengo não pretende registrar um boletim de ocorrência. Mas espera que as autoridades façam justiça para que esse tipo de coisa não volte a acontecer.



Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.