Notícias

40 anos do Mundial do Flamengo: ‘Abrimos a porta para outras gerações’, diz Adílio


Quatro décadas separam o meio-campista que pisou no gramado e conquistou o título mundial — com direito a gol — do torcedor que lamenta a perda da Libertadores de 2021. Mas, ao se referir ao Flamengo, em algumas ocasiões, Adílio ainda usa o presente. E no plural, numa recordação que abarca Zico, Nunes e o antológico elenco de 1981.


Por que o time de 1981 é o maior da história do Fla?

É o time que começou tudo. Primeiro a ser campeão da Libertadores, do Mundial. Tem uma representatividade grande. Abriu a porta para outros clubes ganharem. Lembro que o Santos tinha sido campeão da Libertadores. Depois, ninguém mais queria ir, porque era muita pancadaria na competição. Após o Flamengo triunfar, outros times começaram a dar importância ao torneio.

[NR: O Cruzeiro foi campeão em 1976.]


O Mundial é o que diferencia o time de 1981 do de 2019?

Não tem comparação, porque o Flamengo é uma coisa só. Abrimos a porta para dar oportunidade às outras gerações. Assim foi em 2019. Sabemos que temos o melhor time. Não fomos campeões da Libertadores agora, mas no ano que vem vamos ter outra oportunidade. O Flamengo é um time só.


Hoje em dia, o Fla tem como vencer o Liverpool por 3 a 0?

Depende muito. Aquela oportunidade (em 1981) era a única. Diferentemente do time de hoje, adquirimos uma experiência muito grande em jogar com os europeus. Disputávamos torneios no nosso país da mesma forma que na Alemanha, na Espanha, na Itália. Ganhamos a maioria das partidas que competimos na Europa. A gente sabia jogar contra europeu. Mostramos nosso jogo logo no primeiro tempo (contra o Liverpool).


Como é a recordação desta conquista atualmente?

A recordação fica muito clara, porque temos nosso grupo até hoje, sempre nos reunimos. Vamos fazer um jantar no dia 13 (hoje). Sabemos muito bem o que o time era antes e o que virou depois da conquista.


Por que o Fla ainda não ganhou outro título mundial?

Estamos tentando, né? O Flamengo tem estrutura para todo ano tentar. Daqui a pouco consegue.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.